Sem conexão: operadora está cortando internet de usuários; é a sua?

Recentemente, muitos usuários da TIM vêm reclamando sobre um possível corte de internet que está sendo feito pela operadora de telefonia celular. De acordo com as informações divulgadas, os clientes que utilizaram mais de 2 TB de dados tiveram seu serviço de internet interrompido.

Há um tempo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou uma medida cautelar que impede a aplicação de penalidades nessas situações, seja a diminuição da velocidade de conexão ou taxas extras. Além disso, no território nacional não é permitido pela Anatel franquias e, conforme ela, o volume definido para limite é baixo.

Segundo as operadoras, essa impossibilidade de aplicar punições afetaria suas finanças. Vale lembrar que, em 2021, muitos clientes da Claro foram afetados e isso deverá ocorrer novamente, só que dessa vez com os usuários da TIM.

Por que os clientes tiveram a internet cortada?

A TIM está utilizando uma estratégia que restringe o uso da internet sem precisar implementar uma franquia de banda larga. As ações estão previstas no contrato de serviço da TIM Ultra Fibra, que ressalta “uso excessivo” daqueles que possuem 500 conexões ativas ao mesmo tempo ou consomem mais de 2 TB de tráfego.

Com isso, nessas situações a companhia determina que os aparelhos nessas condições podem ser desligados, além da rescisão de contrato. A medida foi criada porque esses critérios não são voltados para a categoria residencial e, sim, industrial, mas o uso estava sendo feito pelos perfis residenciais.

Através de uma nota divulgada, a TIM afirma que esse tipo de serviço gera impactos no serviço, além de causar um congestionamento na rede, gerando mais problemas de banda larga. Com isso, optou-se pelo corte do serviço.

2 TB é o suficiente para os usuários?

Muitos clientes da operadora comentam que 2 TB é um limite muito baixo para uso. Conforme o diretor de tecnologia da Sage Networks, Thiago Ayub, a maioria dos usuários mostra utilizar um limite muito abaixo de 2 TB. Sua pesquisa apresenta que o consumo médio de cada cliente está em cerca de 200 GB, bem distante do limite.

No entanto, é importante destacar que, para os consumidores de games, o consumo pode ultrapassar 100 GB, já que eles demandam de muita internet para funcionar. Além disso, os serviços de assinatura também consomem 2 TB rapidamente.