Saque-emergencial do FGTS agora pode ser solicitado pelo seu celular

Durante a pandemia de COVID-19, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o saque-emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para auxiliar os trabalhadores, sendo possível solicitar os valores do benefício através do celular, proporcionando maior praticidade. 

Neste caso, para solicitar o saque emergencial do FGTS de forma online, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal ou baixe o aplicativo FGTS.
  • Faça login na sua conta, utilizando seu CPF e senha. Caso não tenha uma senha cadastrada, clique em “Cadastrar Senha” e siga as instruções.
  • Após o login, selecione a opção “Saque Emergencial FGTS” e clique em “Solicitar Saque”.
  • Leia atentamente as informações apresentadas e clique em “Entendi”.
  • Informe a conta da Caixa ou de outro banco para receber o valor do saque.
  • Confirme a solicitação e aguarde a análise da Caixa. O valor será creditado na conta indicada dentro de alguns dias úteis.

Apesar disso, os trabalhadores devem ficar atentos às datas para receber os pagamentos, já que a Caixa estabelece um cronograma que varia de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Dessa forma, a solicitação dentro do prazo determinado para evitar problemas.

Atualmente, o valor do saque emergencial do FGTS está fixado em até R$1.045,00 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas no FGTS. Além disso, podem receber todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

No entanto, é necessário apresentar alguns documentos obrigatórios, como: 

  • Documento de identificação (RG, CNH, etc.);
  • Número do CPF;
  • Carteira de Trabalho, para consultar o número do PIS/PASEP;
  • Senha do cidadão, que pode ser cadastrada no próprio site da Caixa Econômica Federal.

Saque-emergencial para o Rio Grande do Sul 

Nos últimos dias, devido a tragédia climática no Rio Grande do Sul, a Caixa Econômica Federal autorizou o saque emergencial do FGTS para trabalhadores de 12 municípios do estado, atingidos pelas recentes chuvas. 

Dessa forma, os municípios beneficiados são: Alpestre, Canoas, Colinas, Cruz Alta, Eldorado do Sul, Gravataí, Nonoai, Novo Hamburgo, Roque Gonzales, Santa Maria, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Nicolau, Tabaí, Tenente Portela e Venâncio Aires.

Neste caso, será possível que os trabalhadores realizem um saque de até R$ 6.220, que varia conforme o saldo disponível em suas contas. Além disso, não é necessário aguardar 12 meses para um novo saque em situações de calamidade, caso o trabalhador tenha sido afetado por eventos similares no último ano.

Para solicitar o saque, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS, evitando a necessidade de ir a uma agência bancária. Os documentos necessários incluem identificação, comprovante de residência e, em alguns casos, uma declaração de residência.