Saque de R$ 2.640 por CPF: Descubra online se você vai ter direito

O Governo Federal aprovou a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social) para centenas de famílias do Estado do Rio Grande do Sul (RS), afetado por um ciclone de deixou mais de 25,2 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em cerca 93 municípios. Com isso, os segurados poderão sacar até R$ 1.640,00 em setembro.

Os segurados poderão ter acesso até duas parcelas do BPC, já no primeiro dia útil de pagamento do benefício assistencial, que começa a ser feito no dia 25 deste mês. Embora não seja um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o repasse é feito pela autarquia seguindo o calendário oficial. O valor é depositado na conta digital do Caixa Tem.

“Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi adiantado para permitir que essas pessoas recebam salários extras, para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Vale reforçar que essa é uma medida do Governo Federal para frear a crise dos municípios que decretaram estado de emergência ao serem afetados pelo ciclone extratropical. Dentre as cidades afetadas, poderão sacar o BPC antecipadamente os moradores das seguintes cidades: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo e muitas outras.

O Estado de Santa Catarina também foi afetado pelo ciclone extratropical, por isso, algumas cidades também poderão ter acesso ao BPC antecipado no mês de setembro. Nesse sentido, os moradores de Agronômica, Aurora, Ituporanga e Presidente Getúlio, todas localizadas na região do Vale do Itajaí, poderão sacar o BPC já no dia 25 de setembro.

Bolsa Família antecipado em setembro?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou a antecipação do programa de transferência de renda para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, afetados pelo ciclone extratropical no início deste mês. A medida tem como objetivo frear a crise que tomou conta dos estados depois das grandes enchentes.

Neste sentido, todos os segurados do Bolsa Família que moram nas regiões afetadas poderão receber o benefício no dia 18 de setembro, primeiro dia de pagamento, independente do calendário oficial. Como o repasse cai em uma segunda-feira, o dinheiro já estará disponível para uso a partir do sábado imediatamente anterior à sua data oficial de repasse.

Isso significa que tanto os beneficiários que moram nas regiões afetadas pelo ciclone quanto os segurados que já receberam originalmente do primeiro dia poderão acessar o repasse já no dia 16 de setembro, próximo sábado, devido à antecipação da CAIXA.

Essa é uma das regras da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo pagamento do benefício. Todos os segurados que receberem na segunda-feira podem utilizar o pagamento no sábado imediatamente anterior, usando o aplicativo digital do Caixa Tem. Sendo assim, serão beneficiados em setembro todos os segurados que receberem nos dias 18 e 25 de setembro.

Calendário do Bolsa Família de setembro

O repasse do Bolsa Família é feito pela Caixa Econômica, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. O depósito é feito nos últimos dez dias úteis do mês, começando no dia 18 e terminando no dia 29 de setembro. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  •  NIS de final 0: dia 29 de setembro.