São Paulo bate recorde de calor hoje, temperatura despenca 10º C na terça e volta a subir na quarta

A cidade de São Paulo está se preparando para uma semana de grandes variações climáticas, conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (24), a capital pode alcançar um recorde de calor para o mês de junho, com temperaturas máximas chegando a 28°C.

No entanto, essa onda de calor será seguida por uma queda brusca na temperatura, prevista para a terça-feira (25), quando os termômetros não devem passar dos 18°C. A partir de quarta-feira (26), as temperaturas voltarão a subir, proporcionando um alívio temporário do frio.

O início desta semana será marcado por temperaturas elevadas, com a máxima de 28°C nesta segunda-feira, representando um recorde de calor para o mês de junho em São Paulo. Essa alta temperatura é resultado do bloqueio atmosférico causado pelo ar seco que predomina sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Esse fenômeno promove dias ensolarados e quentes, além de uma baixa umidade do ar, conforme destacado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.

No entanto, essa condição não durará muito tempo. Na terça-feira, a cidade experimentará uma queda significativa na temperatura, com a máxima não ultrapassando os 18°C. Essa mudança abrupta representa uma variação de 10°C em relação ao dia anterior, exigindo que os paulistanos se preparem para um dia bem mais frio.

A previsão completa para a semana é a seguinte:

  • Segunda-feira (24): Mínima de 16°C e máxima de 28°C.
  • Terça-feira (25): Mínima de 15°C e máxima de 18°C.
  • Quarta-feira (26): Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
  • Quinta-feira (27): Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
  • Sexta-feira (28): Mínima de 13°C e máxima de 26°C.
Previsão do tempo para São Paulo.
(Reprodução/Internet)

Chuva e frio no Rio Grande do Sul

Enquanto São Paulo enfrenta variações extremas de temperatura, o Rio Grande do Sul se prepara para um período de alta umidade e queda significativa de temperatura, com possibilidade de geada na Campanha. A frente fria formada neste domingo (24), combinada com a circulação dos ventos e o transporte de umidade da Amazônia, manterá as condições de tempo instável sobre o estado gaúcho.

Na segunda-feira, a chuva se intensificará na metade norte do estado, especialmente no noroeste, norte e serra, onde há previsão de temporais e chuvas volumosas. Em contraste, na fronteira oeste, campanha e sul, o sol voltará a aparecer, embora com variação de nuvens e uma diminuição das temperaturas devido à entrada do ar polar. Porto Alegre poderá amanhecer com chuva, mas a tendência é de mais sol à tarde, com diminuição das instabilidades até a noite.

A terça-feira (25) poderá começar com geada na Campanha gaúcha, com temperaturas em torno de 4°C em Bagé pela manhã. Nas missões, a condição é de pancadas de chuva a qualquer hora, enquanto em Porto Alegre o sol aparecerá entre muitas nuvens, com aumento das instabilidades à noite, podendo chover fraco. No norte do estado, o risco de temporais diminuirá, com possibilidade de garoa ao longo do dia.