Retroativos do Auxílio Brasil; veja quais beneficiários do Bolsa Família têm direito

Em março do ano passado (2023) o lançamento do novo Programa Bolsa Família pelo atual governo federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), finalizou e substituiu o antigo e agora extinto Programa Auxílio Brasil, que havia sido criado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A medida foi tomada porque o Auxílio Brasil tratava-se de um programa social muito criticado por especialistas em políticas públicas, que o enxergavam como ineficiente, e portanto, incapaz de cumprir seu principal objetivo, que era combater a extrema pobreza, retirando as famílias dessa situação.

Isso porque ele pagava uma quantia única mensal de R$ 400 para todos os tipos de famílias, tanto para aquelas que possuíam muitos membros, quanto para beneficiários unipessoais, que são aqueles que moram sozinhos.

Isso era mal visto pelos próprios beneficiários e, na opinião de especialistas, ineficiente no combate à pobreza, já que não levava em conta a realidade das famílias vulneráveis que, por possuírem muitos menores de idade ou gestantes, por exemplo, necessitavam de mais recursos.

Retroativos do Auxílio Brasil será pago pelo Bolsa Família?

Agora, com a finalização do Auxílio Brasil e a recriação do Bolsa Família, programa que leva em conta todas as características do grupo familiar e repassa valores personalizados para os beneficiários, muitos buscam saber se haverá a liberação de algum pagamento retroativo.

Sendo assim, é importante destacar que as regras do novo programa estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) não preveem nenhum tipo de pagamento retroativo, e portanto, este tipo de repasse não ocorrerá.

Quando houve a finalização de um programa e a recriação do outro, todos os beneficiários do antigo programa social foram migrados para o novo automaticamente, e ainda tiveram o valor dos seus benefícios reajustados e elevados para cima, devido as novas regras.

Portanto, não há nenhum retroativo a ser pago em relação ao Auxílio Brasil. O único pagamento deste tipo é feito quando uma família é bloqueada no Bolsa Família devido ao descumprimento das regras e fica alguns meses sem receber enquanto corrige seu cadastro.

Nestes casos, os retroativos referentes ao meses que não foram recebidos são liberados assim que a situação cadastral é corrigida e o beneficiário é desbloqueado por ter comprovado que ainda atende as regras do programa social.

Calendário do Bolsa Família de julho

Por fim, vale informar também que os pagamentos do mês de julho do Bolsa Família deve começar na próxima quinta-feira, dia 18, segundo as datas apresentadas no calendário abaixo, que leva em consideração o número final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário. Veja:

  • NIS final 1: 18 de julho
  • NIS final 2: 19 de julho
  • NIS final 3: 22 de julho
  • NIS final 4: 23 de julho
  • NIS final 5: 24 de julho
  • NIS final 6: 25 de julho
  • NIS final 7: 26 de julho
  • NIS final 8: 29 de julho
  • NIS final 9: 30 de julho
  • NIS final 0: 31 de julho