Quem mora sozinho via PERDER a titularidade do Bolsa Família?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) continua bloqueando o Bolsa Família de segurados unipessoais, ou seja, que moram sozinhos. O objetivo é descobrir se esses segurados se encaixam realmente nesse grupo ou se fraudaram o Cadastro Único (CadÚnico).

Caso o titular realmente more sozinho, continuará recebendo o Bolsa Família depois da atualização cadastral do CadÚnico. Porém, se o titular não morar sozinho e tiver fraudado o cadastro, será desligado do programa de transferência de renda.

A atualização cadastral é feita pelo titular do benefício no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após o bloqueio, ele tem 60 dias para ir ao ponto de atendimento mais próximo da sua casa para comprovar que está regular. Caso não consiga comprovar a regularidade do cadastro, o titular deve ser desligado do Bolsa Família.

Os segurados que forem ao CRAS dentro do prazo e que conseguirem atualizar os seus dados serão desbloqueados entre 15 e 45 dias, dependendo do nível de irregularidade. Além disso, os segurados têm direito a receber as parcelas retroativas do Bolsa Família que ficaram suspensa durante a averiguação cadastral.

Como saber se preciso atualizar os dados do Bolsa Família

A atualização do Cadastro Único é obrigatória e deve ser feita a cada 2 anos. Isso significa que os segurados que não atualizaram os dados em 2023 precisarão atualizar em 2024. Em alguns casos, o titular pode ser notificado através dos aplicativos oficiais. Veja a mensagem enviada abaixo:

“Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único da sua cidade se você realmente morar sozinho e atualize seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Informações do Disque Social 121. Motivo: Ave Unipessoal COD. P5 – 13”

Bolsa Família

Além disso, o titular pode consultar a situação do seu benefício através do WhatsApp do Bolsa Família +55 61 4042 1552, através do aplicativo Caixa Tem, do aplicativo Bolsa Família ou através do Portal Cidadão. Em todos esses casos, o titular precisa estar conectado à internet. 

Além disso, é possível consultar o benefício ligando para os números disponibilizados pelo MDS e pela Caixa Econômica Federal (CEF). Confira todos os números a seguir:

  • Bolsa Família: 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS): 121;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.

É importante lembrar que os números do Bolsa Família e do MDS podem cobrar taxas. Os demais números estão isentos de cobranças.

Calendário do Bolsa Família de fevereiro

Apesar dos bloqueios previstos para este mês, a Caixa Econômica confirmou o pagamento do Bolsa Família. O repasse deverá ser feito nos últimos dez dias úteis do mês, como acontece tradicionalmente todos os meses.

Isso ocorre porque o calendário do Bolsa Família é escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. e fevereiro, o repasse está previsto para acontecer entre os dias 16 e 29. Confira todas as datas no calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2: dia 19 de fevereiro (antecipado para o sábado 17);
  • NIS de final 3: dia 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4: dia 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5: dia 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6: dia 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7: dia 26 de fevereiro (antecipado para o sábado (24);
  • NIS de final 8: dia 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9: dia 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0: dia 29 de fevereiro.