Quanto tempo posso demorar para sacar o Bolsa Família? Novo prazo

O Programa Bolsa Família realiza uma nova rodada de pagamentos todos os meses, pois tem como objetivo repassar valores que complementam a renda mensal de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os repasses ocorrem sempre nos últimos dez dias úteis do mês, ou seja, na última quinzena, com exceção de dezembro, quando os valores começam a ser liberados mais cedo.

Isso acontece porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o programa, utiliza os primeiros dias do mês para preparar a rodada de pagamentos. Nas duas primeiras semanas, são realizados os cruzamentos de dados para checar se as famílias estão seguindo as regras, além dos bloqueios, desbloqueios e definição dos valores que serão pagos.

Isso significa que os repasses acontecem sempre no fim do mês, pois o governo costuma seguir todos os meses um cronograma de trabalho que já vem sendo utilizado por muitos anos. Contudo, nem sempre os beneficiários conseguem sacar os valores no dia exato que foi definido pelo calendário de pagamentos e muitos buscam saber quanto tempo podem demorar para sacar os valores.

Quanto tempo posso demorar para sacar o Bolsa Família?

Sendo assim, é muito importante informar que, de acordo com a regulamentação, as quantias referentes aos pagamentos do novo Programa Bolsa Família devem ser movimentados dentro do prazo de três meses após a liberação dos valores. Se isso não acontecer, a família pode ser bloqueada e corre o risco de perder o benefício e os valores que não foram sacados.

Vale destacar que a movimentação não significa apenas o saque, pode ser uma transferência para outra conta via PIX, a utilização dos valores para o pagamento de boletos, contas de água ou energia, por exemplo, entre outras possibilidades. Ou seja, o importante é que os beneficiários não deixem o dinheiro do benefício parado na conta por mais de três meses.

Além disso, a maioria das famílias recebem atualmente os pagamentos do novo Bolsa Família por meio do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. Geralmente, este app fica instalado no celular do responsável pelo benefício, e isso pode ajudar as famílias a movimentar o dinheiro com mais facilidade, evitando possíveis bloqueios.

Isso porque, quando o beneficiário não consegue ir à agência do banco público, à casa lotérica ou ao caixa eletrônico para receber os valores por qualquer motivo, é possível utilizar o aparelho celular, que está sempre à mão, para movimentar a quantia, ou pelo menos uma parte dela. Dessa forma, a família não cai no pente-fino e não corre riscos desnecessários.

Vale lembrar que os bloqueios do Bolsa Família por falta de movimentação dos valores acontecem todos os meses porque, no entendimento do governo, as famílias vulneráveis necessitam do dinheiro e, se o saque não foi realizado, isso pode significar que o grupo familiar já não precisa tanto dos valores como antes e o bloqueio tem o objetivo de fazer o beneficiário comprovar que ainda se encaixa nas regras.

Bolsa Família dezembro mais cedo

Por fim, segue abaixo o calendário completo com todas as datas dos pagamentos de dezembro do novo Programa Bolsa Família. Segundo o cronograma, as famílias começam a receber no dia 11 e seguem até o dia 22. Ou seja, a última rodada de repasses de 2023 termina antes do Natal. Veja as datas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 11 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 09/12); no mesmo dia, ocorrerão os pagamentos para famílias que moram em municípios em situação de emergência ou calamidade;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 12 de dezembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 13 de dezembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 14 de dezembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 15 de dezembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 18 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/12);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 19 de dezembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 20 de dezembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 21 de dezembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 22 de dezembro.