Quando começará o pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS?
O governo federal anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário para os beneficiários do INSS em 2025.
A medida visa proporcionar um alívio financeiro aos aposentados e pensionistas, especialmente em tempos de desafios econômicos.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
O 13º do INSS é destinado a aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
No entanto, não é concedido aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV), pois esses programas têm caráter assistencial e não estão vinculados ao tempo de contribuição.
Como funciona o pagamento da 2ª parcela?
A 2ª parcela do 13º do INSS é calculada de forma diferente da primeira. Conforme o decreto presidencial, o valor corresponderá à diferença entre o total do abono anual e a quantia já antecipada.
Este pagamento será realizado junto com os benefícios de maio, e os segurados devem estar atentos aos descontos, especialmente aqueles que precisam declarar o Imposto de Renda.
Para acessar as informações sobre o pagamento, os segurados podem utilizar a plataforma Meu INSS. A consulta estará disponível na semana anterior ao início dos depósitos.
Ao acessar o sistema, basta procurar pelo “Extrato de Pagamento” para obter um documento em PDF com todos os detalhes atualizados.
Quando será realizado o pagamento da 2ª parcela?
O calendário de pagamento da segunda parcela do 13º do INSS está dividido em duas categorias: para quem recebe o valor do piso nacional e para aqueles que recebem acima desse valor. Veja as datas de pagamento:
- Para quem recebe o valor do piso nacional:
- NB Final 1: 26/5
- NB Final 2: 27/5
- NB Final 3: 28/5
- NB Final 4: 29/5
- NB Final 5: 30/5
- NB Final 6: 2/6
- NB Final 7: 3/6
- NB Final 8: 4/6
- NB Final 9: 5/6
- NB Final 0: 6/6
- Para quem recebe acima do piso nacional:
- Penúltimo Dígito 1 e 6: 2/6
- Penúltimo Dígito 2 e 7: 3/6
- Penúltimo Dígito 3 e 8: 4/6
- Penúltimo Dígito 4 e 9: 5/6
- Penúltimo Dígito 5 e 0: 6/6
Os pagamentos serão realizados junto com os benefícios de maio, proporcionando um alívio financeiro adicional aos segurados do INSS.