Qual o capital necessário para abrir um banco?

O interessando em abrir um banco no Brasil precisa, antes de tudo, entender o preciso ter um capital muito alto para cobrir as exigências do BC (Banco Central), instituição que regula as instituições financeiras no país. Contudo, não é só isso precisa está atento. O órgão, após a solicitação, analisa a reputação e o conhecimento dos donos do futuro banco.

Segundo o BC, fazer uma análise do perfil do futuro dono da instituição é fundamental. “para entrarem no mercado apenas participantes com boa perspectiva de viabilidade econômico-financeira e cujos donos conheçam do negócio e possuam reputação ilibada, contribuindo para aumentar a competição e a inovação no sistema financeiro nacional”, afirma.

Os envolvidos, ou seja, os sócios e as pessoas envolvidas precisam ser brasileiras. No entanto, existe a possibilidade de estrangeiros serem sócios, mas existe um processo mais longo para chegar na aprovação do presidente da República. Além da aprovação, é preciso que os controladores da instituição possuam conhecimento satisfatório sobre o segmento em que a instituição irá atuar.

Saiba o capital necessário para abrir um banco

Para o BC, além da reputação ilibada, os interessados devem comprovar alguns pontos do futuro empreendimento, como:

  • Viabilidade do empreendimento;
  • Capacidade econômico-financeira dos controladores;
  • Origem lícita dos recursos;
  • Conhecimento técnico e experiência dos controladores e administradores.

Já que os bancos operam por meio de empréstimo de dinheiro e vendendo serviços financeiros, a exigência é alta. De acordo com o BC, a exigência mínima de capital de bancos comerciais é de R$ 17,5 milhões. Porém, existe uma forma mais fácil sem precisar de tanto dinheiro. Alguns bancos, em especial os digitais, operam no Brasil, iniciantemente, como instituições de pagamento.