Qual foi o primeiro banco a ser criado?

O banco mais antigo do mundo foi fundado em Siena em 1472, em Monte dei Paschi. Com cerca de mais 1800 agências, o banco possui negócios no exterior. Em seu espaço, no Palazzo Salimbeni, em Siena, o banco possui uma grande coleção de obras de arte e centenas de documentos históricos, que fazem referência dos seis séculos de sua existência.

Confira a história do primeiro banco a ser criado

Em meio a tantas recordações, parece que o banco não atravessa sem melhor momento, isso porque a instituição enfrenta uma crise financeira desde 2007, quando optou por comprar um concorrente para alcançar a marca de terceiro maior banco da Itália.

Os problemas não acabam por aqui, a crise se intensificou até em nível internacional, deixando a economia e o sistema financeiro italiano em completo perigo. Com diversas tentativas de capitalização, foram desencadeadas por intensas investigações de fraude e até a morte misteriosa de um funcionário, num caso enquadro como suicídio.

Muito embora o Monte dei Paschi seja conhecido com um banco tradicional que está presente há anos no mundo. Vale ressaltar que ele não é considerado o primeiro banco da história. O estabelecimento do sistema bancário moderno é atribuído ao Banco di San Giorgio, fundado em Gênova, Itália, em 1406. O banco di San Giorgio é conhecido como uma instituição financeira significativa e teve uma existência notável, funcionando por quase 400 anos antes de encerrar suas operações em 1805.

Curiosamente se um dia o Monte dei Paschi realmente encerre suas atividades financeiras, o posto de banco mais antigo em atividade seria ocupado pelo Berenberg Bank. O Berenberg Bank foi fundado em Hamburgo, na Alemanha, mais de um século depois, em 1590. A instituição é conhecida por ser uma das mais antigas casas bancárias no mundo e ainda ativa.