Qual declaração do Imposto de Renda eu devo escolher para enviar à Receita Federal?

As declarações do Imposto de Renda 2024 devem começar em breve. Por isso, separamos um guia completo para entender qual a melhor opção de declaração para entregar à Receita Federal, já que existem duas modalidades disponíveis aos contribuintes este ano. 

O processo de envio das declarações do Imposto de Renda teve início no dia 15 de março , às 8 horas, e vai até o dia 31 de maio. Ao todo, 1,79 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal em apenas um dia. Porém, este ano, o órgão trouxe algumas novidades para os contribuintes. 

Diferente de outros anos, os contribuintes poderão escolher entre dois formatos de declaração: o simplificado e o completo. Neste caso, a mudança acontece para simplificar o processo de declaração e tornar mais fácil aos contribuintes, principalmente para quem deseja realizar a declaração o mais rápido possível, sem precisar se preocupar depois. 

Qual modelo de declaração escolher? 

De modo geral, a escolha fica a cargo do contribuinte, mas vamos explicar melhor sobre cada uma e explicar quais os pontos positivos de ambas, sendo uma forma de ajudar os contribuintes decidirem qual será a melhor opção para a situação atual deles, que varia conforme as despesas e outros gastos adquiridos ao longo do ano-base. 

Dessa forma, o modelo completo de declaração é recomendado aos contribuintes que possuem mais despesas e mais de uma fonte de renda. Por outro lado, a declaração simplificada é para quem tem menos gastos durante o ano e apenas uma fonte de renda. 

Abaixo, confira uma lista com as principais diferenças entre cada um: 

Logo de cara, é bom explicar que os dois modelos se diferem entre si devido à quantidade de despesas dedutíveis de cada contribuinte. O modelo completo é direcionado para quem possui mais despesas para abater e mais de uma fonte de renda, enquanto a declaração simplificada é para quem tem poucos gastos e apenas uma fonte de renda. Confira as principais diferenças. 

Declaração completa

  • Para quem possui muitas despesas dedutíveis, como saúde, educação, previdência privada e dependentes.
  • Requer o preenchimento detalhado de todas as despesas e rendimentos do ano.
  • É exigido que o contribuinte mantenha os comprovantes por cinco anos.
  • Se o total das deduções ultrapassar R$ 16.754,30, o programa da Receita indicará o modelo completo como a melhor opção.

Declaração simplificada

  • Para quem tem poucas despesas dedutíveis e uma única fonte de renda.
  • Aplica-se um abatimento padrão de 20% sobre a soma dos rendimentos tributáveis, limitado a R$ 16.754,34.
  • Qualquer pessoa pode utilizar.
  • É necessário informar o imposto recolhido no ano anterior, que será descontado do imposto a pagar.

Para decidir a melhor opção, o contribuinte deve informar durante o processo todos os dados necessários das despesas, já que podem aumentar o valor da restituição. Neste caso, são aceitos documentos como saúde, educação, previdência privada e dependentes. Após inserir os dados, é possível consultar “Opção pela Tributação”, que será possível verificar qual é a opção mais vantajosa conforme o perfil do cliente.