Qual a origem do nome banco?

De origem germânica, a palavra banco se refere a instituição financeira e comercial. É normal que a origem da palavra banco se confunda, em especial sua história. Algumas pessoas acreditam que os bancos surgiu com a burguesa. Essa afirmação se justifica por meio da queda do feudalismo, os donos de bancos começaram a receber parte de algumas terras, como resultados de pagamentos de dívidas de senhores feudais, o que resultou posteriormente na surgimento da burguesia.

Saiba os detalhes do surgimento dos bancos

Até 1640 não havia a palavra bancário, muito embora a prática de guardar dinheiro tenha nascido em 2000 antes de Cristo. Curiosamente, a primeira instituição financeira chamava-se “Banco de Veneza”, sendo fundada em Veneza, na Itália, em 1157, para financiar guerras dos monarcas. A consolidação das atividades ocorreu na Idade Média, quando a função do banqueiro se tornou fundamental.

Sabe-se que, na época, era os banqueiros que administravam as transações financeiras em feiras populares. Assim, por meio da atividade desses profissionais, eram avaliados a autenticidade das moedas de ouro que eram dadas em troca de produtos.

Contudo, vale ressaltar que a multiplicação do dinheiro e da ideia de empréstimos ocorreu depois, quando os banqueiros perceberam que nem sempre as pessoas utilizavam todo o dinheiro. Desse modo, surgiu a ideia de emprestar dinheiro, mediante a pagamentos de juros. Em consequência, os bancos passaram a enriquecer.

É de conhecimento histórico, que os principais bancos do mundo, em espacial os bancos europeus surgiram a partir do século XV, oriundos das posses de famílias de banqueiros.