Quais são as principais características dos bancos?

A quem pensa que o banco tem as mesmas características. O banco é conhecido por ser uma instituição financeira especializada em intermediar o dinheiro entre os poupadores e aqueles que recorrem à instituição para ter acesso a empréstimos, além de guardar o dinheiro. O banco tem como característica providências serviços financeiros para os clientes, sendo por meio de saques, empréstimos, investimentos, entre outros.

Conheça algumas características dos bancos

Os bancos são, fundamentalmente, supervisionados pelo Banco Central (BC), que trabalha para que as regras e as diretrizes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) sejam todas seguidas por eles.

Para além dessa característica mencionada, a manutenção da estabilidade e da solidez do SFN passa por um sistema bancário eficiente que segue as regras determinadas pelo regulador.

Um exemplo que podemos mencionar são as Caixas econômicas que são empresas públicas que exercem atividade voltadas ao banco comercial, com prioridade institucional para conceder empréstimos e financiamentos de programas e projetos sociais, a minha casa minha vida, por exemplo.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal (CEF) é a única instituição no Brasil que possui as características mencionadas. A CEF está vinculada ao Ministério da Fazenda e desempenha um papel fundamental no sistema financeiro do país. Além disso, a CEF integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), sendo responsável pela gestão dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação.

Por fim, o banco tem a característica primordial de intermediar o dinheiro daqueles que poupam e ceder acesso a empréstimos para aqueles que precisam, além de guardar o dinheiro.