Programa do MEC contribui para Aumento no Índice de Alfabetização de Crianças na Rede Pública

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) dados animadores sobre o índice de alfabetização de crianças que frequentam escolas da rede pública no Brasil. Segundo os resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado, 56% das crianças dessa faixa etária foram alfabetizadas na idade certa em 2023.

Essa marca representa um avanço significativo em relação ao patamar de 55% registrado em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever. Todos os estados brasileiros, além de 99,8% dos municípios, aderiram à iniciativa, refletindo o amplo alcance do programa. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido nesse esforço, destinado a diversas frentes, como a formação de professores, a construção de espaços de leitura nas escolas e o desenvolvimento de políticas locais de alfabetização.

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Resultados por Estado Revelam Avanços e Desafios

A análise dos resultados por estado revela uma variedade de cenários em relação à alfabetização das crianças. Estados como Ceará, Paraná e Espírito Santo se destacam com índices de 85%, 73% e 68%, respectivamente, de alunos alfabetizados na idade certa. Por outro lado, estados como Sergipe (31%), Rio Grande do Norte (37%) e Bahia (37%) apresentam números mais baixos, indicando desafios a serem enfrentados.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo MEC para articular ações em âmbito municipal, estadual e federal em torno da meta de garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever. Uma das inovações desse programa é a utilização de uma nova ferramenta de avaliação, que permite um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede de ensino.

MEC reforça fortalecimento da Avaliação e Monitoramento

A avaliação anual e censitária das crianças do 2º ano do ensino fundamental, integrada aos dados do Saeb, permite um monitoramento constante e em tempo real dos problemas de aprendizagem. Essa abordagem visa fornecer respostas mais precisas sobre a situação de cada rede de ensino, permitindo a adoção de medidas eficazes para promover a alfabetização

Embora o aumento no índice de alfabetização seja motivo de comemoração, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressalta que ainda há um longo caminho a percorrer. O objetivo não é apenas alcançar metade das crianças alfabetizadas na idade certa, mas sim garantir que todas elas adquiram essa habilidade fundamental para seu desenvolvimento educacional e social. O investimento contínuo em políticas de alfabetização e a colaboração entre os diferentes níveis de governo são essenciais para alcançar essa meta ambiciosa.