Profissões com condições especiais que te fazem aposentar mais cedo

Você já se perguntou se poderia se aposentar mais cedo? Algumas profissões oferecem essa possibilidade através da chamada aposentadoria especial.

Esse benefício é direcionado a trabalhadores que, devido à natureza de suas atividades, estão expostos a agentes nocivos que podem ser químicos, físicos ou biológicos.

A exposição constante a esses agentes em níveis superiores aos permitidos pela legislação justifica a aposentadoria antecipada.

Profissões que te fazem aposentar mais cedo

Para obter o direito à aposentadoria especial, é essencial comprovar a exposição aos agentes nocivos.

As empresas têm a responsabilidade de fornecer dois documentos cruciais: o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.

Esses documentos, elaborados por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, atestam a exposição e são fundamentais para validar o pedido junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os requisitos para a aposentadoria especial variam de acordo com o grau de exposição aos agentes nocivos.

Trabalhadores expostos a agentes de alto risco podem se aposentar após 15 anos de contribuição e atingindo a idade mínima de 55 anos.

Para exposições de risco moderado, são exigidos 20 anos de contribuição e 58 anos de idade. Já para exposições de baixo risco, são necessários 25 anos de contribuição e 60 anos de idade.

A reforma da previdência, vigente desde 14 de novembro de 2019, trouxe novas regras para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Aqueles que começaram a contribuir após essa data seguem as normas estabelecidas pela Emenda Constitucional 103/2019.

Os segurados anteriores a essa data devem observar as regras de transição, que consideram uma pontuação mínima resultante da soma da idade, tempo de contribuição e tempo de exposição.

Você pode se aposentar mais cedo com essas profissões

Até a reforma da previdência, havia uma lista específica de profissões que garantiam a aposentadoria especial apenas com o registro na carteira de trabalho.

Hoje, é imprescindível comprovar a exposição a ambientes insalubres ou tóxicos.

Profissões como aeronautas, bombeiros, eletricistas expostos a tensões acima de 250 V, engenheiros de minas, médicos e enfermeiros são algumas das categorias que podem solicitar a aposentadoria especial.

Outras profissões incluem mergulhadores, motoristas de cargas inflamáveis, trabalhadores de lavanderias e tinturarias, padeiros, pintores, torneiros mecânicos, operários de escavações, trabalhadores da indústria metalúrgica e vigilantes armados.

Para solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deve acessar o portal Meu INSS, disponível online ou via aplicativo móvel.

É necessário fazer login com uma conta gov.br e seguir os passos indicados, incluindo a inserção de documentos que comprovem a exposição aos agentes nocivos.

A solicitação também pode ser feita pelo telefone 135. O INSS tem um prazo de até 45 dias para analisar o pedido, com prioridade para pessoas com deficiência, idosos acima de 60 anos, gestantes e lactantes.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.