Professor surpreende alunos e escola ao usar tecnologia para ensinar o conteúdo da disciplina

Recentemente, um professor surpreendeu alunos e a escola onde leciona ao utilizar a tecnologia para ensinar o conteúdo da disciplina com mais facilidade, deixando a aula mais dinâmica e garantindo que os alunos conseguissem entender o assunto de forma acessível. 

O programa “História em Meia Hora” é um podcast desenvolvido pelo professor Vítor Soares. Criado em 2021, o projeto foi criado após uma vontade antiga do professor, que percebeu falhas no sistema de ensino brasileiro, algo que afetava a aprendizagem dos alunos. 

Professor Vitor Soares 1
Professor Vítor Soares, criador do programa “História em Meia Hora”. (Reprodução/Terra)

Surgimento do programa   

Em 2011, inspirado pelo formato de conteúdo que encontrou em um podcast do NerdCast, Vítor percebeu que os alunos estavam desinteressados ​​e que os métodos tradicionais de ensino não eram eficazes, especialmente em comparação com o formato de conteúdo mais dinâmico e envolvente encontrado em plataformas como o TikTok.

Para superar esse desafio, Vítor decidiu criar algo semelhante ao podcast que tanto o inspirou. Ele utilizou a tecnologia para produzir conteúdo de áudio ou vídeo educativo, buscando tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os alunos. Assim, a abordagem utiliza recursos multimídia, como gravações de áudio, vídeos, imagens e até mesmo interações online, para tornar o conteúdo mais atraente e fácil de entender.

Além disso, Vítor está explorando plataformas de ensino online, redes sociais e outras ferramentas digitais para compartilhar seu conteúdo com os alunos, permitindo que eles acessem as informações de forma mais conveniente e interativa.

Inovação em sala de aula

Desde o surgimento da ideia, Vítor tinha vontade de abordar a disciplina que leciona utilizando tecnologia como ferramenta de apoio, mas o projeto só foi colocado em prática anos depois. 

Tudo começou em 2020, durante uma conversa com um estudante que tinha problemas de atenção. Vítor sugeriu que o aluno experimentasse ouvir podcasts relacionados à matéria, e o resultado foi positivo, com melhora significativa nas notas do aluno. Assim, a situação foi o impulso necessário para Vítor colocar em prática a ideia que tinha.

“Então, tive a ideia de sugerir que ele experimentasse ouvir podcasts relacionados à matéria. Ele melhorou muito. Foi aí que eu percebi que era o momento de colocar em prática a ideia que tinha”, comentou.

Ainda em 2020, Vítor lançou o primeiro episódio do podcast História em Meia Hora, sendo uma nova forma de ensinar história. O projeto evoluiu ao longo dos anos, deixando de ser apenas em formato de áudio, virando também em livro ilustrado e interativo, e em breve estreará no YouTube. 

Apesar do sucesso atual do projeto, Vítor enfrentou resistência dos seus colegas de profissão, que ainda mantinham uma visão mais tradicional sobre o ensino.

A partir de 2021, período da pandemia, ele se dedica inteiramente ao projeto. Após precisar retornar às salas de aula em uma região dominada pelo crime organizado, ele decidiu rever suas prioridades. “Eu me lembro de um dia que teve um tiroteio na escola em que eu trabalhava. Ali, vi que era o momento de realmente me dedicar ao projeto. Mudei de cidade e passei a concentrar os esforços no História em Meia Hora”, revela. 

Embora tenha enfrentando muitas incertezas, o suporte dos alunos e seguidores o ajudou a dar continuidade ao projeto, sobretudo após atingir a meta de uma “vaquinha online”, que o fez seguir adiante com os planos. Dessa forma, Vítor demonstra que os professores podem buscar meios para se adaptar à realidade dos alunos e os ajudar a enfrentar as dificuldades durante os estudos utilizando a tecnologia de forma positiva.