Procon notifica NETFLIX após decisão polêmica sobre compartilhamento de assinatura

A Netflix tomou uma decisão bem polêmica nos últimos meses: cobrar uma taxa extra para quem usa compartilhamento de assinatura. Entretanto, no Brasil, acabou sendo notificada pelo Procon-SP para justificar a atitude.

Para quem não sabe, os assinantes da Netflix foram surpreendidos com um e-mail do serviço de streaming cobrando um valor extra de R$ 12,90 mensais. O objetivo da plataforma é acabar com o compartilhamento de senha do aplicativo e lucrar mais.

O que foi notificado à Netflix?

O Procon-SP notificou a Netflix, que anunciou a cobrança de tarifa na última terça-feira (23), após a pressão dos consumidores para entender quais são os critérios da grande empresa. O objetivo do órgão é ter uma maior compreensão sobre a atitude do serviço de streaming.

“O objetivo é entender o que, de fato, a Netflix está anunciando aos seus assinantes; se, efetivamente a empresa está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este eventual novo sistema de acesso”, explicou o Procon-SP em uma nota publicada pela assessoria de imprensa.

Além da procura para entender a decisão da Netflix, o instituto solicitará outras informações para analisar se está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, informou que só poderá tomar uma decisão após a comprovação das mudanças e formalização das reclamações.

Como vai funcionar a Netflix?

A Netflix anunciou recentemente que irá começar a cobrar uma taxa de R$ 12,90 por cada compartilhamento feito pelo assinante. A decisão aconteceu após a empresa perceber uma grande perda de lucro, que foi justificada pela ampliação de concorrentes e pelas assinaturas que usam o método de dividir a conta com outras pessoas.

Agora, somente as pessoas que moram na mesma residência poderão utilizar o mesmo perfil. O IP será essencial para rastrear se há pessoas fora da casa principal utilizando a conta da Netflix. Caso o serviço encontre alguém, o dono receberá um e-mail informando a tarifa adicional, o que foi nada bem aceito pelos assinantes.