Primeiro eclipse lunar 2024 já tem data definida: veja quando o fenômeno vai acontecer

No dia 25 de março, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, marcando o primeiro eclipse de 2024. Durante esse evento, a Lua passará pela penumbra da Terra, resultando em um leve escurecimento de parte de seu disco. 

Embora menos visualmente dramático do que outros tipos de eclipses, este evento ainda carrega importantes significados astrológicos, sendo considerado um ponto de virada e revelação na astrologia. Neste caso, o eclipse, ocorrendo no signo de Libra, direciona nossa atenção para os relacionamentos, desde os profissionais até os afetivos, destacando o poder transformador das relações e indicando a possibilidade de surgimento de parcerias. 

Além disso, este eclipse está em continuidade com eventos anteriores, mantendo o foco nas dinâmicas interpessoais e nas relações, especialmente durante uma conjunção entre Vênus e Saturno, planetas que simbolizam os aspectos de relacionamento e realismo, respectivamente.

Eclipse solar em abril 

No próximo mês está previsto para acontecer um eclipse total, segundo especialistas. Apesar disso, será possível avistar o fenômeno apenas para quem estiver na América do Norte e, em outras regiões, talvez não seja possível avistar o eclipse. 

Além disso, especialistas afirmam que o eclipse deve ser diferente dos últimos que aconteceram nesta mesma categoria. Conforme divulgado, dessa vez o eclipse solar deve durar cerca de dois minutos a mais e a coroa solar, a camada externa, será mais visível. 

O último eclipse solar desta forma aconteceu em 2017 e o próximo está previsto para acontecer novamente apenas em 2044. Apesar de não ser visível no Brasil, ainda será possível acompanhar o eclipse através do canal do YouTube da NASA a partir das 16h do dia 08 de abril, com previsão para terminar às 17h.

Diferença entre eclipse solar e lunar

Um eclipse é um evento astronômico fascinante que ocorre quando um corpo celeste passa pela sombra de outro, resultando em uma diminuição temporária da luz visível ou do brilho do objeto eclipsado. Neste caso, existem dois tipos principais de eclipses que são frequentemente observados da Terra: o eclipse solar e o eclipse lunar.

O eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar direta. Isso acontece durante a lua nova, quando a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol. Dependendo da posição relativa da Lua e da Terra, um eclipse solar pode ser total, parcial ou anular. Em um eclipse solar total, a Lua cobre completamente o disco solar, enquanto em um eclipse parcial, apenas parte do Sol é obscurecida. 

Por outro lado, o eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite natural da Terra. Isso acontece durante a lua cheia, quando a Terra está entre o Sol e a Lua. Assim como os eclipses solares, os eclipses lunares podem ser totais, parciais ou penumbrais, dependendo da porção da Lua que está na sombra terrestre. 

Durante um eclipse lunar total, a Lua pode adquirir uma tonalidade avermelhada devido à dispersão da luz solar pela atmosfera da Terra, fenômeno conhecido como “lua de sangue”. Ambos os fenômenos podem ser vistos da Terra e são objeto de estudo por muitos pesquisadores.