Previsão do tempo confirma chuvas durante 10 dias com a chegada do outono

Com a chegada do outono, uma frente fria está prevista para começar a partir desta semana, trazendo chuvas durante os próximos 10 dias. Até o momento, a previsão do tempo estima que a frente fria deve avançar pelo Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, trazendo consigo chuvas fortes entre os dias quinta e sexta-feira. 

Neste caso, a frente fria será a principal responsável pelo aumento nos volumes de precipitação, podendo causar chuvas intensas em alguns pontos dessas regiões. De acordo com projeções do modelo meteorológico europeu, disponível para assinantes, a chuva deverá persistir com acumulados altos em diversas áreas do Centro-Sul do Brasil nos próximos dez dias. 

Enquanto isso, a umidade tropical continuará contribuindo para chuvas volumosas na Região Norte e em partes mais ao Norte do Nordeste. Neste período do ano, as chuvas no Brasil estão associadas principalmente ao calor e à umidade. Nuvens carregadas se formam por convecção, podendo resultar em altíssimos volumes de chuva em curtos intervalos de tempo, o que pode não ser totalmente antecipado pelas projeções dos modelos meteorológicos.

Previsão conforme a região 

Abaixo, é possível conferir como deve ficar a previsão do tempo, nos próximos 10 dias, para cada região brasileira. Confira: 

  • Região Norte

No Norte do país, encontra-se o período mais chuvoso do ano, conhecido como inverno amazônico, que vai de dezembro a meados de maio. Apesar de algumas áreas ainda estarem abaixo da média histórica devido aos efeitos do fenômeno El Niño, é esperado chuva com volumes altos em vários pontos da região amazônica nos próximos dias.

A projeção para os próximos dez dias indica volumes significativos de chuva em áreas dos estados do Amazonas, Pará e Amapá. No Amapá e no Norte do Pará, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuirá para chuvas com acumulados excessivamente altos.

  • Região Nordeste 

Na Região Nordeste, prevê-se chuva expressiva, especialmente nas áreas mais ao Norte, com acumulados extremamente altos em alguns pontos, devido à influência da ZCIT. Já nas demais áreas do Nordeste, a chuva tende a ser mais irregular, com pancadas isoladas associadas ao ar quente.

  • Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, os maiores volumes de chuva devem ocorrer em áreas do Mato Grosso e de Goiás, à medida que a frente fria na costa do Brasil organiza um canal de umidade da Amazônia em direção à região. Nesse sentido, é esperado volumes bastante altos em alguns pontos desses estados.

  • Região Sudeste

No Sudeste, a chegada da frente fria aumentará a precipitação em Minas Gerais, especialmente no Centro e Sul do estado, além do Triângulo Mineiro. Em São Paulo, também é esperado um aumento da chuva, principalmente do Centro para o Norte do estado, com acumulados altos em alguns pontos.

Entretanto, a maior preocupação no Sudeste é com o Rio de Janeiro, onde a frente fria seguida de infiltração marítima poderá provocar níveis acumulados e altos de precipitação, representando uma situação de perigo. Os moradores da região devem ficar em alerta. 

  • Região Sul 

No Sul do Brasil, após a passagem da frente fria, é esperado que o ar fique mais seco e frio, o que firmará o tempo por alguns dias após chuvas intensas na quinta-feira.

Para finalizar, é recomendado que as pessoas fiquem alerta quanto ao excesso de chuvas, sobretudo em áreas de risco, sendo necessário tomar medidas de segurança e ficar atento a previsão do tempo conforme a região. Para mais informações e previsões meteorológicas atualizadas, os interessados podem se inscrever nos canais de WhatsApp da MetSul Meteorologia, onde receberão alertas e informações exclusivas sobre o clima do Brasil e do mundo.