Por que a Anatel bloqueia TV Box pirata e deixa o sinal de celular nos presídios?

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou novas informações sobre o uso de TV Box pirata, bloqueando o sinal dentro de presídios brasileiros, embora tenha mantido o sinal de celular. A medida tem como objetivo colocar fim no uso de Gatonet no país. 

Por enquanto, ainda não há confirmação que apenas os sinais de dentro dos presídios sejam bloqueados. Porém, a agência explicou os motivos do bloqueio apenas para o sinal de TV Box pirata. Neste caso, o sinal de televisão está sendo pirateado, o que é ilegal no Brasil, por isso estão sendo derrubados. Por outro lado, o sinal de celular não é pirata e pode ser utilizado por todos que tenham assinatura. 

Dessa forma, serão afetados quem vive ou circula perto de uma cadeia. Além disso, é ideal que os presídios funcionem longe de áreas urbanas, mas ainda não é uma realidade no Brasil, o que pode acabar interferindo na vida de algumas famílias que construíram casas próximas a esses locais. 

A capacidade do bloqueador ainda não foi definida, já que varia conforme o modelo e a quantidade de aparelhos instalados. No entanto, a cobertura pode chegar a até 1 km nas zonas urbanas.

TV Box
O sinal de TV Box pirata pode ser bloqueados em presídios em breve. (Reprodução/Internet)

O que é Gatonet?

O termo Gatonet é usado para se referir às televisões smart transformadas por meio de IPTVs, que simulam canais fechados ou serviços de streaming. Esses dispositivos, por exemplo a TV Box, permitem o acesso à internet, proporcionando programas que normalmente exigiriam assinatura de TVs a cabo ou plataformas específicas.

Entretanto, apenas uso de IPTVs não é uma prática ilegal, já que existem dispositivos legalizados, como Roku ou Chromecast, que recebem homologação da Anatel. Estes dispositivos podem ser usados normalmente pelos consumidores, desde que a assinatura seja oficial. No caso, o uso de aparelhos não homologados ou que simulam possuir selo autenticado pode resultar em multas e, em casos mais graves, em prisão por violação de direitos autorais.

Por fim, as punições não são comuns para pessoas físicas. A primeira mudança em anos aconteceu devido a recente multa aplicada pela Anatel a um cidadão, algo que pode indicar que as novas medidas já estão em vigência e sendo cumpridas pela agência. Portanto, o recomendado é não utilizar dispositivos e sistemas ilegais, assim evita a cobrança de multas indesejadas. 

Como funciona o TV Box?

O TV Box, também conhecido como set-top box ou streaming box, é um dispositivo eletrônico que se conecta à sua televisão, transformando-a em uma smart TV. Dessa forma, funciona como uma ponte entre a internet e a sua TV, permitindo que você acesse uma variedade de conteúdos online diretamente na tela da televisão.

Os TV Boxes geralmente rodam sistemas operacionais como Android, o que significa que você pode acessar a Google Play Store e baixar aplicativos para assistir a vídeos, ouvir música, jogar games, acessar redes sociais e muito mais. Eles também costumam oferecer a capacidade de reproduzir vídeos em resolução 4K, proporcionando uma experiência de alta qualidade.

Além disso, muitas TV Boxes vêm com controle remoto e suporte para comandos de voz, facilitando a navegação e a busca por conteúdo. Alguns modelos também permitem a conexão de dispositivos externos, como teclados, mouse e controles de jogos, para uma experiência mais completa.