Pesquisadora alega ter desvendado mistério sobre Mona Lisa e local de onde o retrato foi pintado

Uma pesquisadora alega ter descoberto os mistérios por trás de um dos retratos mais famosos do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Segundo ela, é possível determinar o local onde o retrato foi pintado e outros detalhes sobre a data em que aconteceu e quais eram as circunstâncias. 

Até hoje, muitos mistérios cercam a vida e as obras de Leonardo da Vinci, sendo conhecido como um dos grandes gênios da época que viveu. Por muito tempo, a Mona Lisa ficou conhecida pelo seu sorriso enigmático, algo que sempre intrigou não apenas historiadores, como também críticos de arte e galerias do mundo inteiro. 

Qual a descoberta da pesquisadora?

Ann Pizzorusso, geóloga e historiadora da arte renascentista, conduziu uma pesquisa para investigar o local onde o retrato foi pintado. Ela acredita ter resolvido alguns dos mistérios por trás da obra. Antes, outros historiadores já haviam determinado que o retrato foi pintado em algum momento do século XVI.

Porém, para Pizzorusso isso não era suficiente. Ela tinha interesse em determinar o local exato onde a Mona Lisa foi pintada. Por experiência, ela conseguiu identificar alguns detalhes da paisagem, sendo uma ponte do século XIV, vista ao fundo da personagem, indica que o cenário é a cidade italiana de Lecco, às margens do Lago Como, na região da Lombardia.

Recentemente, essas descobertas junto de evidências detalhadas foram apresentadas em uma conferência no norte da Itália. 

“Eu o considero o pai da geologia. Uma das marcas registradas de Leonardo é a precisão geológica. Você olha para qualquer pintura onde ele tenha colocado pedras ou botânica, e é perfeitamente natural, perfeitamente identificável. Essa é uma de suas marcas registradas”, diz.

Além disso, ela é especialista na vida de Leonardo da Vinci e seguiu os passos do artista até sua visita à cidade, há 500 anos. “Eu poderia olhar suas pinturas e desenhos e ainda ver a paisagem mesmo depois de todos esses anos”, aponta.

Detalhes do local 

Pizzorusso relata que diversos historiadores procuravam pela paisagem de fundo da Mona Lisa na Itália, mas se esqueciam de alguns detalhes importantes. Uma das características da obra é a ponte ao fundo, mas é comum encontrar pontes em quase todas as cidades italianas. 

“Descobri que todo mundo estava apenas olhando para as pontes. É como procurar um [carro] mini cooper. Eles estavam por toda parte na Itália”, conta a pesquisadora. “É preciso ter uma ponte, mas também é preciso ter a geologia e o lago. E foi aqui.”

Após relacionar algumas características da paisagem no retrato com Lecco, uma cidade no norte da Itália, Pizzorusso acredita que ela pode ter sido pintada lá. “Lago de Como, é aqui que Leonardo passou muito tempo porque estava tentando construir um canal de Milão até o lago de Como, e não conseguiu porque havia certas partes onde era o solo era muito rochoso”, acrescenta.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes e influentes artistas e cientistas do Renascimento italiano. Nascido em 15 de abril de 1452 em Vinci, uma pequena cidade próxima a Florença, ele é amplamente reconhecido por suas contribuições em diversas áreas, incluindo pintura, escultura, arquitetura, ciência, engenharia, anatomia, música e literatura.

Leonardo é talvez mais famoso por suas pinturas. Algumas de suas obras mais célebres incluem:

  • Mona Lisa (La Gioconda): Considerada uma das pinturas mais famosas e valiosas do mundo, a Mona Lisa é conhecida por seu enigmático sorriso e seu incrível detalhamento.
  • A Última Ceia (Il Cenacolo ou L’Ultima Cena): Esta obra-prima, pintada na parede do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, retrata o momento em que Jesus anuncia que um de seus discípulos o trairá.

Além disso, o artista deixou um vasto legado de cadernos cheios de esboços, anotações e diagramas, que documentam suas investigações em arte, ciência e tecnologia. Esses cadernos, conhecidos como códices, incluem o Codex Atlanticus, o Codex Leicester, e muitos outros.

Para finalizar, Leonardo da Vinci faleceu em 2 de maio de 1519, na França, mas suas obras, descobertas e invenções foram tão influentes que são capazes de causar questionamentos e novas pesquisas até hoje.