Pesagem do Bolsa Família em dezembro: veja quem é obrigado a realizar para receber

O programa Bolsa Família atende todos os meses mais de 20 milhões de grupos familiares que vivem em situação de vulnerabilidade social no país, e em contrapartida estes beneficiários tem como obrigação cumprir uma série de regras e determinações estabelecidas pelo governo federal.

Essas regras dizem respeito a atualização cadastral, renda mínima familiar mensal para ter o direito de receber, escolaridade de menores de idade e acompanhamento de saúde de gestantes e menores. E nesta última área, é obrigatória a pesagem frequente de crianças.

Pesagem do Bolsa Família em dezembro: veja quem é obrigado a realizar para receber

Segundo as regras do Bolsa Família estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão que administra o programa, crianças com seis anos de idade ou menos devem ser levadas ao posto de saúde duas vezes ao ano para a conferência e registro de peso e altura.

O objetivo dessa verificação é checar se as crianças de famílias atendidas pelo programa social sofrem com desnutrição, e assim tomar as medidas necessárias para solucionar qualquer problema neste sentido.

Por conta disso, duas vezes no ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo, o responsável familiar, geralmente a mulher da família, deve levar os menores de seis anos ao posto de saúde para pesagem. Quem não faz este procedimento corre o risco de ser bloqueado ou cancelado.

Por este motivo o MDS começou a enviar mensagens para os beneficiários pelo aplicativo Bolsa Família para informar que este procedimento ainda pode ser realizado neste mês de dezembro por quem não realizou a pesagem do segundo semestre do ano, bastando informar no local que é beneficiário.

Vale lembrar ainda que este procedimento também deve ser realizado por mulheres gestantes, que precisam realizar o pré-natal pela rede pública de saúde (SUS) e informar ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que estão grávidas para inclusão no Cadastro Único (CadÚnico).

E em relação aos dados cadastrais, os beneficiários do Bolsa Família devem atualizara a cada dois anos, pelo menos, ou antes, caso haja a necessidade de corrigir algum dado, como endereço, por exemplo. E por fim, a renda familiar deve ficar abaixo dos R$ 218 por pessoa para evitar bloqueios.

Bolsa Família dezembro: Datas dos repasses

Os pagamentos de dezembro do Bolsa Família acontecem entre os dias 10 e 23 deste mês, começando mais cedo do que o habitual para que seja finalizado antes do Natal. Confira abaixo:

  • NIS final 1: 10 de dezembro
  • NIS final 2: 11 de dezembro
  • NIS final 3: 12 de dezembro
  • NIS final 4: 13 de dezembro
  • NIS final 5: 14 de dezembro
  • NIS final 6: 17 de dezembro
  • NIS final 7: 18 de dezembro
  • NIS final 8: 19 de dezembro
  • NIS final 9: 20 de dezembro
  • NIS final 0: 21 de dezembro