Para atualizar as informações do CadÚnico é preciso ir ao CRAS ou posso fazer pela internet?

Recentes alterações no programa Bolsa Família e a revisão constante dos cadastros têm resultado no cancelamento do benefício para diversas famílias brasileiras. Neste caso, as famílias devem buscar resolver a situação o mais rápido possível a fim de continuar recebendo o benefício. 

Porém, é comum surgir dúvidas, como: para atualizar as informações do Cadastro Único é preciso ir ao CRAS ou posso fazer pela internet?

Para simplificar, a situação pode ser regularizada tanto no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto online, oferecendo flexibilidade para as famílias. Dessa forma, irá depender das condições de cada beneficiário. 

Enquanto online oferece maior flexibilidade, já que é necessário apenas um dispositivo móvel, a visita presencial ao CRAS oferece maior apoio, já que os agentes do órgão estarão disponíveis para auxiliar com qualquer dúvida. 

Ao ter o benefício restabelecido, as famílias voltam a receber as parcelas do programa, podendo inclusive recuperar pagamentos retroativos, conforme a avaliação das autoridades competentes.

Cancelamento dos benefícios 

Em 2024, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que inconsistências no cadastro, seja de renda ou composição familiar, foram os principais motivos para o cancelamento dos benefícios. Por isso, os beneficiários devem ficar atentos a fim de manterem o cadastro regular e continuar recebendo os benefícios. 

Os cancelamentos do Bolsa Família ocorrem por motivos variados. A atualização da renda familiar, que ao ultrapassar o limite estabelecido pelo programa, pode levar à perda do benefício. Outro fator comum é a falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), um requisito fundamental para a continuidade do auxílio. 

Além disso, o não cumprimento dos critérios de elegibilidade, como frequência escolar das crianças e atualização das vacinas, também pode resultar na suspensão do benefício. As famílias precisam estar atentas a esses requisitos para evitar o cancelamento do auxílio essencial para muitas.

Como atualizar os dados?

Como dito antes, existem duas formas. A primeira, e também mais prática, é através da internet. Neste caso, é necessário instalar o aplicativo do Cadastro Único e seguir os passos abaixo: 

  • Faça o download do app “Cadastro Único” na loja de aplicativos do seu celular;
  • Abra o app e clique na opção “Entrar com o Gov.br”;
  • Clique em “Atualização cadastral por confirmação” na tela principal. 

Ao acessar essa opção, o beneficiários pode receber alguns dos avisos abaixo: 

  • Banner vermelho: indica que o cadastro da família está desatualizado, se for o seu caso, clique para atualizar;
  • Banner amarelo: o banner amarelo indica que o seu cadastro está prestes a ficar desatualizado, então é importante realizar a atualização cadastral por confirmação, na mesma tela do app; 
  • Banner verde: já o banner verde indica que os seus dados estão atualizados no Cadastro Único e não há com que se preocupar. 

Caso seja necessário atualizar os dados, o aplicativo irá informar o que deve ser feito e quais os documentos pendentes, que precisam de atualização. 

Por outro lado, as famílias podem comparecer ao CRAS e realizar a atualização dos dados a fim de manter o benefícios. Neste caso, é necessário levar a documentação exigida pelo Cadastro Único, que inclui: documento de identificação com foto; CPF ou Título de Eleitor; comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram na mesma casa.
A atualização dos dados cadastrais é essencial para continuar recebendo os benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal. Dessa forma, a atualização, feita a cada dois anos, é para garantir a continuidade dos benefícios e a inclusão em novos programas sociais.