Operadora brasileira deve lançar internet fixa 5G; veja o preço

Atualmente, muitos brasileiros dependem da internet no cotidiano, então a demanda por uma conexão mais rápida e moderna aumentou. Por isso, a Vivo, uma das maiores operadoras de telecomunicações no Brasil, tem planos para proporcionar internet fixa via 5G aos seus clientes. Por enquanto, a proposta está sendo chamada de Vivo Box e promete substituir a fibra óptica tradicional por uma conexão sem fio mais avançada. 

Dessa forma, o Vivo Box é uma aposta da Vivo para utilizar o FWA 5G, uma modalidade que significa acesso sem fio de forma fixa. Assim, o serviço deve funcionar semelhante aos antigos pendrives 3G que proporcionavam internet em qualquer lugar. Neste caso, a diferença é que o serviço será impulsionado pela conexão 5G.

Portanto, o FWA 5G funciona de maneira semelhante. Porém, utiliza roteadores robustos para distribuir o sinal via Wi-Fi. Além disso, é preciso colocar um cartão SIM no equipamento para utilizar a rede de telefonia. Sendo assim, será possível ter acesso a internet na casa inteira de forma mais simplificada. 

Apesar disso, a nova tecnologia pode não ser a melhor opção para locais que já operam utilizando a fibra óptica, mas pode proporcionar uma conexão melhor para regiões rurais, por exemplo, onde a instalação da infraestrutura cabeada é mais precária.

Mais detalhes sobre o serviço 

De acordo com os documentos enviados pela Vivo à Anatel, o Box 5G deve ser compatível com as diferentes modalidades do 5G presentes no país, incluindo 5G DSS, 5G NSA e 5G SA. Na pior das hipóteses, o DSS prevê velocidade máxima de referência de 5 Mb/s para download e 5 Kb/s para upload.

Em relação aos preços, a oferta para pessoa física, em instalações residenciais, está estipulada em R$ 150 por mês. Atualmente, essa opção de banda larga 5G é restrita aos clientes empresariais, mas com o lançamento do novo serviço a Vivo pretende expandir seu alcance.

A princípio, a proposta visa abranger os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, mas com algumas limitações, como a impossibilidade de utilizar serviços de voz, SMS e roaming internacional. Além disso, ainda não foi revelada uma data de lançamento para o serviço, por isso os consumidores devem aguardar por novas informações, mas a empresa deve disponibilizar o serviço em breve.