Ônibus perde o controle e atropela fiéis que participam de procissão

Na tarde do domingo, dia 31 de março, um micro-ônibus perdeu o controle durante procissão e atropelou fiéis em Jaboatão dos Guararapes, município de Pernambuco. De acordo com o corpo de bombeiros, que foi acionado às 16h57, cerca de 10 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local. 

As pessoas atropeladas no acidente estavam participando da procissão, que era parte das comemorações de Páscoa organizada pela Matriz do Perpétuo Socorro. A concentração para a Caminhada Cristo Vive teve início às 16h, com trajeto até a paróquia, onde seria finalizada com show de louvor e a bênção do Santíssimo Sacramento.

Até o momento da publicação desta matéria, cinco pessoas morreram e 27 ficaram feridas no acidente. Conforme informado para o G1, as pessoas que morreram no acidente foram:

  • Um idoso de 75 anos, que não resistiu aos ferimentos durante o atendimento;
  • Um homem de 51 anos, que faleceu também durante o atendimento dos socorristas;
  • Três mulheres de 51, 53 e 66 anos: duas delas morreram antes de receber atendimento, e uma faleceu em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que uma pessoa já recebeu alta, enquanto as outras 26 feridas continuam internadas em hospitais e UPAs da região. Apesar disso, o nome, idade e estado de saúde dos feridos não foram divulgados à imprensa. 

Detalhes do acidente 

As informações divulgadas indicam que o micro-ônibus da linha 118 — Marcos Freire/Barra de Jangada — autorizado pelo município como transporte complementar, estava transportando passageiros quando se envolveu no acidente. O veículo partiu da praça do terminal de ônibus de Marcos Freire com destino à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

O G1 conseguiu contato com Maria Jacinta da Silva, secretária de Serviço Social de Jaboatão dos Guararapes, que informou detalhes do ocorrido. Conforme as informações divulgadas até agora, o micro-ônibus apresentou falha nos freios durante o percurso. O motorista, cujo nome não foi divulgado pela prefeitura, fugiu do local após o atropelamento, mas foi identificado e prestou depoimento na Delegacia de Prazeres, que está investigando o caso.

Além disso, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes enviou equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social ao local do acidente, colaborando com as investigações e prestando assistência aos feridos e familiares das vítimas. O prefeito Mano Medeiros determinou que as equipes da assistência e da saúde realizassem uma varredura para identificar os feridos e familiares das vítimas, garantindo todo o apoio necessário a essas pessoas.

Para finalizar, a governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), prestou solidariedade às famílias e os sentimentos dela às vítimas do atropelamento. “Meus sentimentos aos fiéis e familiares vítimas do atropelamento ocorrido hoje durante procissão em Jaboatão, que vitimou pelo menos quatro pessoas. Triste em saber da notícia neste domingo de Páscoa”, escreveu a governadora na rede social X, antigo Twitter.