Onde atualizar o Bolsa Família para receber em 2024?

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou o pagamento do Bolsa Família em 2024. Entretanto, os segurados interessados em continuar recebendo o benefício precisam atualizar os seus dados junto ao Cadastro Único (CadÚnico).

A atualização é obrigatória para quem não atualizou em 2023. Caso seja notificado pelo aplicativo do Bolsa Família, o titular deve se direcionar a um ponto de atendimento do CadÚnico o quanto antes. Assim, pode evitar possíveis bloqueios.

A atualização deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. O titular precisa passar por uma entrevista com os agentes do CRAS, além de apresentar a documentação completa de todos os membros da família.

Caso more sozinho, o titular deve apresentar apenas os próprios documentos. Além disso, é necessário assinar um documento de autodeclaração, afirmando ser um segurado unipessoal, ou seja, que vive sozinho. Nesse caso, também é necessário passar pela entrevista com os agentes.

Documentos exigidos na atualização do Bolsa Família

A documentação deve variar de acordo com o tipo de titular que a família possua. Existe o Responsável Familiar e o Responsável Legal. Confira a lista de documentos exigidos em cada um desses casos:

Para famílias com Responsável Familiar

  • CPF do Responsável Familiar;
  • Título de Eleitor do Responsável Familiar;
  • Documento de identificação com foto do Responsável Familiar; e
  • Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinado pelo Responsável Familiar;
  • CPF dos demais membros;
  • Título de Eleitor dos demais membros;
  • Certidão de nascimento ou casamento dos demais membros;
  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.

Para famílias com Responsável Legal

  • CPF do Responsável Legal; e
  • Documento que comprova a representação legal do Responsável Legal;
  • CPF da pessoa representada;
  • Título de Eleitor da pessoa representada;
  • Documento de identificação com foto da pessoa representada; e
  • Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinado pelo Responsável Familiar da pessoa representada;
  • CPF dos demais membros;
  • Título de Eleitor dos demais membros;
  • Certidão de nascimento ou casamento dos demais membros;
  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.

Vale lembrar que o Responsável Familiar faz parte da família, ou seja, mora na mesma casa e compartilha das mesmas despesas e renda. Já o Responsável Legal não faz parte da família, ou seja, não mora na mesma casa, tampouco compartilha das despesas e renda da família.

Como saber se preciso atualizar o meu Bolsa Família?

O aplicativo do Bolsa Família é o primeiro sinal da saúde do seu cadastro. Isso porque o app costuma notificar as famílias em casos de irregularidades. Confira a mensagem enviada para famílias que tiveram o Bolsa Família bloqueado em janeiro:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família

Além disso, o aplicativo do Caixa Tem costuma mostrar quando os valores estão bloqueados. Outras formas de consultar o Bolsa Família é através do aplicativo ou site do Cadastro Único ou pelo Portal Cidadão. Em todos esses casos, o titular precisa estar conectado à internet.

Além disso, os segurados podem consultar o Bolsa Família através dos números de telefones disponibilizados pelo MDS e pela Caixa Econômica Federal (CEF). Confira todas as opções de contato a seguir:

  • Bolsa Família: 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS): 121;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.

Vale lembrar que as ligações feitas para o Bolsa Família e para o MDS costumam cobrar taxas. Já as ligações feitas para o Caixa Cidadão, a Ouvidoria, o SAC Caixa e o Canal para Portadores de Deficiência são 100% gratuitas. Desse modo, o titular pode ficar atento a possíveis cobranças.