Onda de calor sufocante deve ter seu maior pico e durar 10 dias

O mês de maio está apenas começando, marcando um mês e meio de outono, mas o clima está cada vez mais quente, algo incomum para esta época do ano. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova onda de calor está se aproximando e deve durar cerca de 10 anos. 

Prevista para acontecer nesta e na próxima semana, a onda de calor deve trazer altas temperaturas para diversas regiões do Brasil, ficando 5°C acima da média para esta época do ano. Embora maio seja considerado um dos meses mais frios do ano, sobretudo por estar próximo a chegada do inverno, em 2024 a situação está um pouco diferente. 

Anteriormente, a onda de calor estava prevista para durar apenas alguns dias, mas conforme a nova previsão ela deve se manter pelos próximos 10 dias. Além disso, deve atingir alguns estados, como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O Inmet informou que esta é a quarta onda de calor do ano. 

O Inmet manteve o alerta laranja, que indica perigo, para pelo menos seis estados. “Todos os avisos meteorológicos do Inmet tem níveis, né? Ele vai amarelo, passa para o laranja até o vermelho, que seria o mais severo, e isso provavelmente vai acontecer nos próximos dias. A gente tem como se fosse uma bolha de ar impedindo com que as frentes frias avancem para a parte central”, explica Marcia Seabra, meteorologista do Inmet.

A orientação é que os brasileiros fiquem em alerta quanto às temperaturas e outras mudanças climáticas, sobretudo nos estados citados. 

Temperaturas elevadas em maio 

A previsão do tempo para o mês de maio indica condições climáticas extremas em diferentes regiões do Brasil, com destaque para o aumento das temperaturas em diversas regiões do país. Por isso, as temperaturas elevadas devem atingir recordes históricos para este período do ano, com calor sufocante. 

Nos últimos anos, maio foi considerado o terceiro mês mais frio do outono climático, estando mais próximo das características do inverno, sobretudo na segunda metade do mês. Nesse sentido, é comum que aconteçam mais dias de frio ou amenos e menos episódios de calor em diversas áreas do país.

No entanto, este ano o clima está sofrendo mudanças devido ao aquecimento global e as temperaturas estão cada vez mais intensas, principalmente em relação ao calor. Por isso, o clima em maio de 2024 pode ser marcado por temperaturas mais elevadas, estando bem acima da média para a estação, parte disso acontece devido aos efeitos do El Niño.

No início de maio, ainda serão observadas condições de El Niño, o que contribuirá para os extremos de temperatura e chuva no Centro-Sul do Brasil. Entretanto, ao longo do mês, é esperado que as águas do Pacífico Equatorial se resfriem, levando ao fim do El Niño e à neutralidade climática.

Além disso, a primeira quinzena de maio será marcada por chuvas intensas e temperaturas acima da média no Centro-Sul do Brasil. A região Sul enfrentará chuvas acima da média, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste as chuvas serão abaixo da média.

Dessa forma, maio será um mês de temperaturas acima da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil, com destaque para o Sudeste. As temperaturas máximas podem atingir valores próximos ou até acima dos observados nos meses de verão, com registros de até 40ºC ou mais em alguns pontos.