Obrigatório! Passo a passo para tirar a 2ª via do RG + lista de documentos

Ao perder um documento, o cidadão deve solicitar a segunda via urgente e de forma obrigatória a fim de evitar futuros problemas relacionados à falta de documento, sobretudo tudo aqueles de identificação, como o Registro Geral (RG). Por isso, criamos um passo a passo sobre como tirar a 2° via do RG e os documentos necessários. 

De modo geral, é possível solicitar a segunda via do RG de maneira prática e gratuita pela internet. O documento é fundamental para inúmeras atividades cotidianas, desde consultas médicas até entrevistas de emprego. A seguir, detalhamos o processo para obter a segunda via do RG e os documentos necessários para isso.

Documentos Necessários

Para solicitar a segunda via do RG pela internet, é necessário ter em mãos:

  • Documento de identificação anterior (se disponível).
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Foto 3×4 recente, conforme especificações do órgão emissor.

Apesar disso, é possível que a situação varie conforme o estado que mora e o órgão responsável. Portanto, é essencial seguir todas as instruções específicas fornecidas pelo site oficial do órgão do seu estado para evitar contratempos.

Passo a passo para solicitar a 2° via do RG

Abaixo, confira como solicitar um novo documento através da internet: 

  • Acesso ao portal oficial

Primeiramente, acesse o site oficial do órgão responsável pela emissão de documentos de identificação no seu estado. Na maioria dos casos, esses órgãos disponibilizam uma plataforma online para facilitar a solicitação.

  • Verificação de disponibilidade

Verifique se o órgão oferece a emissão da Carteira Nacional de Identificação (CNI), uma versão moderna e digital do RG, que utiliza o CPF como identificador único. Este serviço está disponível em diversos estados e pode ser solicitado pela internet.

  • Preenchimento dos formulários

Preencha os formulários online com suas informações pessoais. Esteja pronto para fornecer dados e documentos que comprovem sua identidade, como o número do RG anterior ou outros documentos oficiais, como a carteira de motorista ou passaporte.

  • Envio de fotografia

Prepare uma foto recente no formato 3×4, conforme especificado pelo órgão emissor. A foto deve atender a requisitos específicos, como fundo branco e expressão neutra.

  • Análise e emissão

Após o envio de todos os dados e documentos necessários, aguarde a análise por parte do órgão responsável. Se tudo estiver correto, a segunda via do RG será emitida.

Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Em janeiro, começou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como “novo RG”. Neste caso, o documento, que adota um número de identificação único e padronizado para todo o território nacional. 

Desde sua criação, a CIN tem como objetivo modernizar o sistema de identificação nacional. Além disso, a intenção do governo é manter o CPF como o único número no documento, sendo uma forma de integrar ambos. A medida deve proporcionar mais segurança e agilidade nos processos. 

Dentre as vantagens da CIN, a principal é diminuir as chances de fraude. Além disso, o novo modelo apresenta um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, caso seja furtado ou extraviado. Além de proporcionar maior inclusão social ao imprimir o documento. Neste caso, o documento não conta com o campo “sexo” e não faz diferença entre “nome social” e “nome”. 

Para solicitar a CIN, devem procurar órgãos que emitam o documento, como Poupatempo, Polícia Civil e o Detran, atualmente são alguns dos principais responsáveis pela emissão. Por enquanto, a primeira via do documento é gratuita. A Carteira de Identidade Nacional se tornará o único documento válido nacionalmente a partir de 2032. Até essa data, o RG dos estados continuará sendo válido e emitido normalmente. 

Portanto, o Governo Federal destaca que não há necessidade de pressa para a emissão da CIN, e a substituição gradativa ocorrerá sem a necessidade imediata de troca do RG.