O que é necessário para fazer o cadastro do Bolsa Família?

Para ter acesso ao Bolsa família, antes de tudo, o cidadão precisa está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e para isso é necessário apresentar no ato da inscrição alguns documentos. Vale lembrar que a apresentação de documentos não é a única etapa. Confira abaixo tudo que é necessário para ter o CadÚnico ativo.

Confira o que o passa a passo para ter o cadastro do Bolsa Família

O Cadastro Único (CadÚnico) é um meio importante de promoção social do governo, identificando pessoas em situação socioeconômica vulnerável. Ao se inscrever, famílias de baixa renda obtêm acesso a programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC). É fundamental entender as regras específicas de cada programa, mesmo estando cadastrado para o Bolsa Família.

Para ter acesso ao Bolsa Família, no ato da inscrição o cidadão precisa levar:

Para o responsável pela família – RF:
a)  CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família:
b)  Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleito

Caso o cidadão não tenha documento, ou se algum integrante da família não tiver documento, não tem problema. Nesse caso, o entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista mesmo assim, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos.

No entanto, se o Responsável Familiar (RF) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e, consequentemente, a família não poderá participar do programa.