O que abre e o que fecha neste feriado do dia 15 de novembro

Em 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República, um marco histórico que simboliza o fim da monarquia e a transição para o regime republicano. Por ser feriado nacional, essa data acarreta alterações no funcionamento de vários serviços em todo o país.

Devido ao feriado, os órgãos municipais estarão fechados, com exceção dos serviços essenciais, como saúde, transporte, segurança pública e o fornecimento de água e energia elétrica, que seguirão funcionando em regime de plantão.

Neste texto você encontrará:

Veja também: Novo feriado nacional vai acontecer na próxima semana

Funcionamento de outros setores

No dia 15, as agências bancárias estarão fechadas, mas os clientes que tiverem contas ou carnês com vencimento nessa data poderão pagá-los até o dia 18 de novembro, sem acréscimo de juros. As instituições financeiras retomam o atendimento normal na segunda-feira, dia 18, e o sistema de Pix continuará funcionando sem interrupções. As unidades de caixas eletrônicos poderão estar abertas, dependendo da decisão de cada banco.

No dia 15, as agências dos Correios estarão fechadas, mas as unidades que operam aos sábados podem ter seus horários de funcionamento alterados, sendo recomendado consultar cada local para mais detalhes. As lotéricas também estarão fechadas, salvo se os donos decidirem mantê-las abertas.

O comércio de rua terá funcionamento opcional no feriado, enquanto os shoppings funcionarão com horário reduzido, com as lojas abertas das 14h às 20h e as praças de alimentação e áreas de lazer operando das 12h às 21h. Já os postos de combustíveis, conforme determinação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), deverão atender normalmente, das 6h às 20h, inclusive nos feriados.

Feriado do dia 15

A Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889, foi o resultado de um processo político que se intensificou com os movimentos republicanos desde a década de 1870. Nesse mesmo dia, o marechal Deodoro da Fonseca, uma das principais figuras do movimento republicano, assumiu o comando, enquanto a família real portuguesa fugia para Portugal.

A Proclamação da República foi oficialmente proclamada por José do Patrocínio, vereador do Rio de Janeiro, e, com a fuga da família real, o marechal Deodoro da Fonseca foi designado como o primeiro presidente do Brasil. O dia 15 de novembro é reconhecido como feriado nacional pela Portaria nº 29, de 2021, do Senado Federal, e pela Lei nº 10.607, sancionada em 2002, que define todos os feriados nacionais no Brasil.