NOVO GOLPE que está acontecendo no WhatsApp; veja como se proteger

Os golpes através de redes sociais estão se tornando cada vez mais frequentes. Recentemente, um novo golpe no WhatsApp, um dos aplicativos de conversas mais utilizados do Brasil, está ganhando repercussão na internet e já fez milhares de vítimas no país. 

De modo geral, o novo golpe do WhatsApp funciona através de propostas de emprego enviadas por números de telefone internacionais. Assim, os criminosos oferecem remuneração para realizar tarefas simples, como curtir vídeo do TikTok.  

Neste caso, o golpe tem como objetivo enganar os usuários, que acabam tendo seus dados roubados e, em alguns casos, acabam investindo quantias elevadas de dinheiro em plataformas falsas ou duvidosas. Além disso, as vítimas podem ter os cartões clonados ou receber empréstimos não autorizados, e outros tipos de fraudes.

Em entrevista a TV Anhanguera, o especialista em cibersegurança, Luciéliton Mundim, explica: “A intenção é colher os dados daquela pessoa, CPF e informações pessoais para tentar abrir contas em bancos digitais e pegar um crédito pré-aprovado. Ou mesmo solicitam um dinheiro para segurar a vaga. As estratégias são muitas”. 

O que fazer para se proteger desse tipo de golpe?

Atualmente, estes golpes estão cada vez mais comuns. Por isso, é importante entender como eles funcionam para se proteger e não ser uma vítima. A principal dica que pode ajudar é evitar conversar e fornecer informações pessoais para pessoas desconhecidas que enviam mensagens através do WhatsApp. 

Em muitos casos, esses perfis são falsos e utilizados para roubar a conta do usuário, sendo possível acessar fotos e perfis nas redes sociais. Depois, isso pode ser utilizado para enganar conhecidos da pessoa, como amigos e familiares. O ideal é verificar se aquela é realmente a pessoa e não informar nada de importante até garantir que está realmente falando com alguém conhecido.  

Abaixo, separamos mais algumas dicas que podem ajudar a se prevenir. Veja quais são: 

  • Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.
  • Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.
  • Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.
  • Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
  • Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
  • Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.

No WhatsApp, a melhor forma de se proteger é ativando a verificação de duas etapas, que garante a criptografia dos dados e adiciona mais camadas de segurança. Confira como ativar dentro do aplicativo: 

  • Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
  • Clique em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
  • Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
  • Toque em Avançar.
  • Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

Por fim, o recomendado é bloquear números considerados suspeitos, principalmente aqueles que oferecem dinheiro ou que pedem para acessar sites externos ao aplicativo. Caso seja uma vítima, o melhor a se fazer é denunciar, pois assim evita que aconteça com outras pessoas.