Novo fluxo de BLOQUEIO do Bolsa Família segue acontecendo em JULHO e AGOSTO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que é o responsável pela administração do novo Programa Bolsa Família, começou em fevereiro desse ano um grande processo de revisão cadastral, onde beneficiários com suspeitas de irregularidades tem sido bloqueados afim de comprovarem que estão atendendo as regras do programa.

No entanto, no final de abril, o sistema responsável por novos bloqueios e desbloqueios começou a receber uma grande atualização, que paralisou todos os processos realizados por esse sistema por pelo menos dois meses, já que a atualização só foi concluída na última semana de junho. Nesse período, nenhum bloqueio foi realizado, mas as checagens de beneficiários continuaram.

Dessa forma, se acumulou um grande número de bloqueios que precisavam ser realizados, e uma boa parte deles aconteceu nesse mês de julho, motivo pelo qual tem sido visto um fluxo tão grande de famílias bloqueadas nos últimos dias. Porém, esse não será o único mês que isso ocorrerá, já que em agosto a segunda parte dos bloqueios represados também serão realizados.

Bloqueios do Bolsa Família seguem acontecendo

Os beneficiários bloqueados serão aqueles que deixaram de atender a alguma regra do programa de transferência de renda nos últimos meses, como a regra de renda, que determina que só serão atendidas famílias com renda mensal de no máximo R$218 por pessoa, e a regra de atualizações, que reivindica novas atualizações a cada dois anos pelo menos, ou sempre que necessário, como no caso de mudança de endereço ou telefone, por exemplo.

Outra regra importante determina que os beneficiários do novo programa Bolsa Família devem manter as crianças e adolescentes do grupo familiar com todas as vacinas em dia e matriculados na escola, sempre apresentando boa frequência de comparecimento as aulas. Já as mulheres grávidas, precisam obrigatoriamente estar realizando o acompanhamento pré-natal.

Essas são as regras básicas que devem ser seguidas por todas as famílias para evitar bloqueios e cancelamentos, e portanto, só devem ser afetados pelos bloqueios aqueles que deixaram de lado alguma dessas exigências. Nesses casos, será preciso reunir documentos pessoais de todos os membros da família, além de comprovantes de renda e residencia, e ir efetuar a atualização cadastral.

Todo esse processo pode ser realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nas prefeituras dos municípios, na área responsável pelo novo Programa Bolsa Família. Contudo, é necessário atenção, pois o prazo para atualização após o bloqueio é de até dois meses, e geralmente os atendimentos nesses locais costuma demorar, e portanto, é necessário paciência e persistência.

Pagamentos de julho do novo Bolsa Família

Já os demais beneficiários, que são aqueles que não foram bloqueados nos últimos dias, já estão recebendo os pagamentos de julho. Os repasses começaram na última terça-feira, dia 18, e terminam no final do mês, no dia 31, de cordo com o final do NIS de cada família. Confira o calendário oficial de pagamentos abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de junho;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de julho;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de julho;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de julho;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 22/07);
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de julho;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de julho;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de julho;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de julho;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 29/07)