Novo alerta: Cometa Diabo está se aproximando da Terra

Recentemente, cientistas afirmaram que o Cometa do Diabo está se aproximando da Terra, sendo possível observar o fenômeno em diversas regiões do planeta, mas principalmente para os moradores do hemisfério Norte. 

Conforme divulgado, o cometa foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons e recebeu o nome científico de 12P/Pons-Brooks, o cometa ganhou o apelido de Cometa do Diabo devido a uma explosão ocorrida em julho de 2023, que distorceu sua coma, criando uma imagem reminiscente de chifres.

Apesar do nome sugestivo, o cometa não representa qualquer ameaça para nosso planeta. Além disso, sua trajetória não oferece risco de colisão, garantindo assim a segurança enquanto ele se aproxima. 

No entanto, sua passagem próxima à Terra é motivo de grande interesse para astrônomos, pesquisadores e pessoas interessadas em observar o céu durante a passagem deste fenômeno. 

Cometa do Diabo
Cometa do Diabo poderá ser avistado em algumas regiões. (Reprodução/Internet)

Informações sobre o cometa

Atualmente, os cientistas observaram que o cometa já é visível em certas regiões do Hemisfério Norte, mas é necessário utilizar um telescópio ou binóculo para conseguir observá-lo no céu noturno e com pouca luminosidade. 

Em relação a países do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, será possível observar o cometa a partir de 19 ou 20 de abril, quando o cometa atingirá seu máximo brilho.

Os cientistas informaram que o cometa com uma magnitude atual de 5,0, assim o Cometa do Diabo está se tornando cada vez mais brilhante, superando até mesmo o planeta Urano nessa questão, permitindo que ele fique mais visível a cada passagem pela Terra. Nos próximos anos, talvez seja possível observá-lo com mais facilidade. 

Apesar disso, a observação do Cometa do Diabo requer alguns cuidados e estratégias. Devido à sua proximidade com o Sol e à poluição luminosa nas áreas urbanas, a visualização pode ser comprometida em algumas localidades. Entretanto, a busca por locais elevados, afastados da poluição luminosa, pode facilitar a visualização desse fenômeno.

As ferramentas modernas, como os aplicativos Star Walk 2 ou Sky Tonight, oferecem uma maneira conveniente de localizar o Cometa do Diabo no céu, ajudando os interessados a aproveitar ao máximo essa experiência única. 

Para finalizar, os cientistas afirmam que o cometa irá passar pela primeira vez no século XXI ainda este ano. A primeira aparição dele foi há 70 anos, em 1952. Por ser um fenômeno periódico, sua próxima aparição será em 2095 e esta pode ser a última oportunidade para muitas pessoas de observar o Cometa do Diabo.