Nova pontuação exigida para se aposentar pelo INSS; confira para homens e mulheres

Em um processo de reformulação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou recentemente as regras para a liberação da aposentadoria. Agora, os segurados podem se aposentar sem a necessidade de atingir uma idade mínima, mas devem cumprir um tempo mínimo de contribuição e atingir uma pontuação específica.

Regras para aposentadoria

Para as mulheres, a aposentadoria será concedida ao atingirem:

  • 30 anos de contribuição
  • 86 pontos no novo sistema de pontuação

Para os homens, a aposentadoria será concedida ao atingirem:

  • 35 anos de contribuição
  • 96 pontos no novo sistema de pontuação

Esse sistema de pontos considera tanto o tempo de contribuição quanto a idade do trabalhador, proporcionando uma flexibilidade maior para aqueles que começaram a trabalhar mais cedo.

Como dar entrada na aposentadoria pelo Meu INSS

Você pode dar entrada na sua aposentadoria pela internet através do portal Meu INSS, disponível tanto em site quanto em aplicativo. O processo é simples e pode ser realizado inteiramente online. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a sua conta: Entre na sua conta do Meu INSS utilizando seu CPF e senha cadastrados. Se ainda não possui uma conta, faça o cadastro pela plataforma gov.br.
  2. Novo pedido: Na tela inicial do Meu INSS, procure e selecione a opção “Novo Pedido”.
  3. Escolha a solicitação: Em “Novo Pedido”, você verá diversas opções de solicitações ao INSS. Selecione “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.
  4. Selecione o tipo de aposentadoria: Escolha a opção de aposentadoria que se aplica a você e leia as instruções fornecidas. Lembre-se de que é possível fazer uma simulação da sua aposentadoria diretamente no Meu INSS.
  5. Envie os documentos necessários: Envie todos os documentos solicitados em fotos nítidas ou digitalizados em PDF. Certifique-se de que todos os documentos estão legíveis para evitar a necessidade de retrabalho.

Documentos Necessários

Para evitar atrasos no processo, é importante que todos os documentos estejam em ordem e sejam enviados corretamente. A documentação comum inclui:

  • Documento de identificação (RG, CNH, etc.);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Outros documentos que comprovem o tempo de contribuição.