Nova pesquisa do Datafolha revela péssimas notícias sobre a gestão de Lula

Nesta semana, dia 11 de março, o Datafolha publicou uma nova pesquisa sobre a gestão do presidente Lula (PT) e revelou péssimas notícias sobre o governo do atual presidente do Brasil. Conforme mostram os dados, a reprovação ao governo aumentou na cidade de São Paulo, chegando a 34%. 

Segundo o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. Durante um período de aproximadamente seis meses, a taxa de aprovação do presidente diminuiu em 7 pontos percentuais, resultando em uma taxa de aprovação de 38%, o que sugere uma queda na aceitação ao governo atual. 

Apesar disso, esses dados são referentes apenas à cidade de São Paulo. Ao todo, foram entrevistadas mais de mil pessoas, de 16 anos ou mais, entre os dias 7 e 8 de março. Por enquanto, o nível de confiança dos dados está em torno de 95%. 

Abaixo, confira a avaliação do público quanto a gestão de Lula: 

  • Ótima ou boa: 38%
  • Regular: 28%
  • Ruim ou péssima: 34%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

Resultado de outras pesquisas

Em um levantamento registrado este mês, foi registrado que a gestão de Lula tem uma aprovação significativa entre os eleitores mais velhos, com 45% dos entrevistados acima de 60 anos avaliando de forma positiva seu governo, o grupo representa 23% da amostra total. 

Além disso, entre os eleitores com até ensino fundamental, que constituem 21% da amostra, até 47% consideram o terceiro mandato de Lula como bom ou ótimo. Por outro lado, a última pesquisa similar divulgada pelo instituto aconteceu em agosto de 2023, quando a gestão de Lula era aprovada por 45% dos eleitores paulistanos. 

Naquela época, 29% consideravam seu governo regular e 25% o avaliavam como ruim ou péssimo.

Em contrapartida, institutos como Quaest e Ipec também divulgaram pesquisas sobre avaliação e aprovação do governo Lula, em escala nacional.

Segundo o levantamento do Ipec, 33% dos brasileiros avaliam a gestão do presidente como boa ou ótima, 33% como regular e 32% como ruim ou péssima. Cerca de 3% não souberam ou não responderam.

Já de acordo com a pesquisa da Quaest, a desaprovação ao trabalho de Lula cresceu três pontos em fevereiro – o índice está em 46%. Outros 51% aprovam o trabalho do chefe do Executivo, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Para finalizar, após o resultado de todas as pesquisas foi possível observar que a maior reprovação se dá entre as camadas mais religiosas da sociedade. Dessa forma, os evangélicos, que representam 25% do total de entrevistados,  avaliaram a gestão como ruim ou péssima, chegando a 49%, 12 pontos acima do observado em agosto de 2023.