Nova onda de calor promete ser sufocante e deve atingir 4 estados

Esta semana, uma nova onda de calor promete ser ainda mais severa e sufocante, atingindo cerca de quatro estados em todo Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias devem apresentar uma onda de calor intenso, com temperaturas 5°C acima da média, que deve durar de 2 a 3 dias. 

Dessa forma, as capitais devem bater recordes de temperatura nos próximos dias, conforme informado pelo Climatempo. Além disso, é possível que o calor continue até o início do outono, dia 20 de março, quando a temperatura deve começar a mudar e se adaptar à nova estação.  

A onda de calor começou ontem, dia 14 de março, atingindo algumas das principais capitais do Brasil. Neste caso, Porto Alegre (RS) tem previsão de máxima de 36°C. Já no próximo fim de semana, o Rio de Janeiro (RJ) poderá registrar até 39°C. Campo Grande (MS) também enfrentará calor intenso, com previsão de 37°C até quinta-feira (14), enquanto São Paulo (SP) poderá atingir até 35°C na sexta-feira (15). 

No entanto, a capital do Tocantins, Palmas, que teve sua tarde mais quente do ano na última terça-feira, com 37,3°C, deverá permanecer com as temperaturas elevadas pelos próximos dias, podendo chegar a 34°C e com pancadas de chuvas fortes no estado. Outras cidades também bateram recordes de temperatura, confira quais são:

  • São Paulo 34,3 °C
  • Rio de Janeiro 39,5 °C
  • Porto Alegre 36,5 °C
  • Campo Grande 36,3 °C 

Especialistas explicam que essas mudanças climáticas e o calor excessivo acontecem devido ao centro do sistema de alta pressão atmosférica, que está muito forte entre o Paraná, Paraguai e o Mato Grosso do Sul, gerando uma onda de calor que já eleva as temperaturas, especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul. 

Recomendações para os dias quentes

Com as temperaturas muito elevadas, é importante tomar cuidado com a saúde. A exposição prolongada ao calor intenso pode levar a condições como insolação e exaustão por calor. Por isso, se sentir sintomas como tonturas, náuseas ou fraqueza, procure um local mais fresco e busque ajuda médica, se necessário.

Abaixo, disponibilizamos algumas dicas do que fazer para se proteger durante os dias de extremo calor. Confira: 

  • Hidratação constante: mantenha-se bem hidratado ao longo do dia, bebendo água regularmente. Evite bebidas que contenham cafeína ou álcool, pois podem contribuir para a desidratação. Água de coco e bebidas esportivas também são boas opções para repor eletrólitos perdidos através do suor.
  • Proteção solar: use protetor solar com um fator de proteção adequado para evitar danos causados pelo sol. Aplique o produto em todas as áreas expostas da pele, e reaplique a cada duas horas, especialmente se estiver suando ou nadando.
  • Vestuário adequado: use roupas leves, soltas e de cores claras para refletir a luz do sol. Isso ajudará a manter seu corpo mais fresco. Um chapéu de abas largas e óculos de sol também são úteis para proteger a cabeça e os olhos.
  • Evite atividades intensas durante o pico de calor: a recomendação de especialistas é para que as pessoas evitem realizar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia. Se precisar se exercitar, escolha os períodos mais frescos da manhã ou da noite. Em alguns casos, se possível, realize exercícios em locais fechados, como academias.
  • Fique em ambientes internos e frescos: se possível, fique em ambientes internos com ar-condicionado ou use ventiladores para ajudar a reduzir a temperatura corporal. Além disso, banhos frios ou compressas frias podem ajudar a aliviar o desconforto causado pelo calor.