Nova atualização do Bolsa Família no aplicativo acaba de sair para todos usuários
O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já começou a atualizar o aplicativo do Bolsa Família com as informações da rodada de pagamentos de setembro.
Ou seja, começaram a ser disponibilizadas para os beneficiários informações sobre valores que serão recebidos neste mês e as datas.
Porém, o que mais surpreendeu as famílias foi a notícia sobre desbloqueios.
Nova atualização do Bolsa Família no aplicativo acaba de sair
Isso porque o ministério, que é o responsável pela administração do programa social, costuma bloquear todos os meses aqueles beneficiários que se encontram irregulares, que são os que não atendem as regras do programa Bolsa Família.
Essas regras exigem cadastro atualizado e com informações verdadeiras, renda familiar abaixo dos R$ 218 por pessoa, CPFs dos membros da família em situação regular, matricula na escola e frequência escolar de menores de idade, bem como a vacinação dos mesmos, além de acompanhamento de gestantes.
Quando um beneficiário é bloqueado por ter descumprido alguma dessas regras, ele ganha um prazo de três meses para procurar um Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) e atualizar os dados da família no Cadastro Único (CadÚnico).
Neste período de bloqueio, todos os valores do benefício também ficam bloqueados, ou seja impedidos de serem sacados ou utilizados através do aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, o beneficiário só pode sacar os valores do Bolsa Família quando houver o desbloqueio.
Bolsa Família desbloqueado em setembro
Assim, a boa notícia neste mês de setembro é que, ao atualizar as informações no aplicativo para a rodada deste mês, o governo desbloqueou diversas famílias que estavam bloqueadas. Estas famílias foram as que atualizaram seus dados antes de 18 de agosto.
Famílias que atualizaram seus dados depois dessa data só serão desbloqueadas em outubro. As que atualizaram antes de 18 de agosto e não foram desbloqueadas ainda devem procurar o CRAS para entender se ainda há algo pendente de regularização.
Os valores retroativos, que são os benefícios que estavam bloqueados e não puderam ser sacados, devem ser liberados junto aos pagamentos deste mês no app Caixa Tem. Se isso não acontecer, as famílias devem procurar uma agência da Caixa com todos os documentos para fazer o saque.