NASA faz grande anuncio este semana que surpreende o mundo inteiro

Nesta semana, a NASA fez um grande anúncio que surpreendeu o mundo inteiro. Através de um projeto ambicioso, a agência pretende transformar a aviação comercial nos próximos anos com o lançamento de novas tecnologias relacionadas à área, sendo uma grande mudança no sistema que conhecemos hoje. 

Conforme divulgado, a agência espacial dos Estados Unidos está desenvolvendo um novo conceito de motor a jato para aviões comerciais, com objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental. Assim, a expectativa da NASA é criar uma indústria de aviação mais sustentável. 

Por enquanto, a inovação está centrada em um motor a jato turbofan híbrido-elétrico que promete diminuir o consumo de combustível em 10% em comparação com os motores atuais. Além disso, o foco da agência está em desenvolver um núcleo de motor mais compacto, onde o ar comprimido se mistura com o combustível e é aceso para gerar energia. 

Com um núcleo menor, a eficiência do combustível aumenta e a emissão de carbono diminui.

Detalhes do Projeto HyTEC

Conhecido como Núcleo Híbrido Termicamente Eficiente (HyTEC, na sigla em inglês), o projeto está sendo desenvolvido no Glenn Research Center da NASA, em Cleveland, Ohio. A NASA informou que a intenção é demonstrar a eficácia de um núcleo de motor compacto, que está pronto para operar em aviões de nova geração. 

Apesar disso, após realizar testes, a agência confirmou que os motores estão previstos para estrear na próxima década. Dessa forma, o HyTEC é estruturado em duas fases:

  • Fase 1: Focada na seleção das tecnologias dos componentes do demonstrador principal. Esta fase está prestes a ser concluída.
  • Fase 2: Prestes a iniciar, esta fase envolverá o design, construção e testes do núcleo compacto, em colaboração com a GE Aerospace, a divisão aeroespacial da GE.

O desenvolvimento do projeto exigiu a busca por materiais mais tecnológicos, sendo utilizados para suportar as altas temperaturas e pressões necessárias para manter o empuxo do motor, mesmo com um núcleo menor. Além do uso de materiais mais duráveis, além de avanços na aerodinâmica e outros elementos técnicos, foram importantes para o sucesso do projeto até o momento.

A colaboração entre a NASA e a GE Aerospace, que já tem uma longa história de desenvolvimento de tecnologias avançadas, é fundamental para o sucesso do HyTEC. O projeto faz parte do programa RISE da GE Aerospace, que visa traçar o futuro de voos mais sustentáveis.

Com a expectativa de ser o primeiro motor híbrido-elétrico moderado a entrar em produção para aviões comerciais, o HyTEC representa uma mudança na indústria da aviação. A NASA e seus parceiros esperam que este avanço tecnológico contribua para voos mais eficientes e sustentáveis, alinhando a nova tecnologia com os objetivos globais de redução de emissões de carbono e preservação do meio ambiente.