NASA faz anúncio histórico sobre missão para Marte

Nesta semana, a NASA divulgou novas informações sobre a missão para Marte, conhecida como Mars Sample Return. Atualmente, esta é considerada a missão mais ousada e completamente planejada para Marte. Segundo a agência, o projeto apresentou custos mais elevados do que o esperado, algo que deve tornar sua execução inviável no momento atual.

Neste caso, a NASA informou que será necessário realizar a adequação do orçamento, sobretudo para os prazos e equipamentos utilizados durante a operação. Além disso, a missão para Marte terá como objetivo trazer amostras do planeta para a Terra com intuito de realizar novos estudos que possam trazer informações inéditas para a pesquisa. 

“O Mars Sample Return será uma das missões mais complexas que a NASA já empreendeu. O resultado final é que um orçamento de 11 bilhões de dólares é caro demais e a data de regresso em 2040 está muito distante”, afirmou o administrador da NASA, Bill Nelson.

Mais informações sobre a missão

“Aterrissar e coletar as amostras com segurança, lançar um foguete com as amostras de outro planeta – o que nunca foi feito antes – e transportar as amostras com segurança por mais de 50 milhões de quilômetros de volta à Terra não é uma tarefa fácil. Precisamos olhar para fora da caixa para encontrar um caminho a seguir que seja acessível e que devolva amostras em um prazo razoável”, completou o administrador. 

A NASA anunciou uma redução significativa nos investimentos e uma revisão do escopo da missão para Marte, em resposta a cortes de verbas e críticas sobre o planejamento. Essas mudanças incluem cortes de quase meio bilhão de dólares nos comitês de dotações da Câmara e do Senado dos EUA, além da redução de investimentos na missão e demissões no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), responsável pela liderança do projeto.

O objetivo da agência agora é desenvolver um projeto mais econômico, buscando propostas de empresas espaciais para contribuir com a missão. O administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Nicky Fox, afirmou que estão utilizando décadas de lições aprendidas em missões anteriores para conduzir esta empreitada, visando trazer novos insights sobre Marte, o sistema solar e a vida na Terra. 

A missão, que já está em andamento desde 2021 com o rover Perseverance, coletando amostras em Marte, tinha planos de lançamento orbital para 2027, módulo de pouso em 2028, e chegada das amostras à Terra em 2033, porém, com as mudanças, a continuidade da missão está em questão.