Nasa confirma volta de astronautas presos no espaço; veja como e quando será o retorno
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams ficarão na Estação Espacial Internacional (ISS) até fevereiro de 2025, quando estão programados para retornar a bordo de uma espaçonave da SpaceX, de acordo com um anúncio da NASA feito neste sábado (24). Originalmente, a dupla deveria retornar à Terra na Starliner, uma espaçonave da Boeing, que enfrentou problemas técnicos após se acoplar à ISS.
Segundo Bill Nelson, administrador da NASA, a Starliner voltará à Terra sem tripulação no início de setembro, operando com o piloto automático ativado. A NASA informou que o sistema de propulsão da nave representa riscos consideráveis para garantir um retorno seguro da equipe.
Neste texto você encontrará:
Veja também: Astronautas presos no espaço retornam à Terra apenas em 2025: veja o que vai acontecer com o corpo todo esse tempo
Plano de retorno da Nasa
Enquanto a Starliner realiza seu voo de retorno, a NASA e a Boeing continuarão a reunir dados de teste, buscando reduzir os riscos para a tripulação, de acordo com a NASA. Os astronautas Wilmore e Williams voltarão à Terra a bordo da Crew Dragon da SpaceX, com uma missão agendada para fevereiro de 2025. Esta missão incluirá dois assentos disponíveis para acomodar os astronautas provenientes da Starliner.
“Apesar de não ter sido uma decisão fácil, ela é claramente a mais apropriada”, disse Jim Free, administrador associado da NASA. A Starliner, que foi projetada para operar de maneira autônoma, já havia realizado dois voos sem tripulação antes dos problemas que surgiram na missão de junho.
Vida dos astronautas na ISS
A NASA destacou que os astronautas estão sempre informados sobre a possibilidade de suas missões no espaço serem estendidas. No momento, Wilmore e Williams estão integrados às Expedições 71 e 72 na ISS, participando de pesquisas sobre doenças neurodegenerativas, botânica espacial e outras áreas de estudo.
Os sete astronautas da Expedição 71 voltarão à Terra em setembro. Enquanto isso, a equipe atual está envolvida na experimentação de métodos para aprimorar o cultivo de plantas no espaço e executando tarefas operacionais para garantir o funcionamento contínuo do laboratório. Eles também estão capturando imagens da cúpula da Estação Espacial Internacional.
A Starliner, responsável pelo transporte de Wilmore e Williams até a ISS, não trouxe bagagens pessoais para liberar espaço para os equipamentos essenciais ao sistema de reciclagem de urina em água potável da estação. Por essa razão, Wilmore e Williams têm usado roupas que já estavam disponíveis na estação.
No começo deste mês, uma nave de suprimentos dos Estados Unidos chegou à ISS trazendo roupas e alimentos suficientes para os nove ocupantes da estação. Além disso, uma missão da SpaceX, prevista para setembro, enviará mais suprimentos à estação. Com capacidade para acomodar até 13 pessoas, a ISS não está superlotada.