Não sacar o Bolsa Família do Caixa Tem pode bloquear o benefício?

O Bolsa Família é um dos principais benefícios oferecidos pelo Governo Federal e os pagamentos são administrados pela Caixa Econômica Federal, repassados através do aplicativo Caixa Tem. Porém, é comum surgir dúvidas sobre os saques, sobretudo para quem recebe através do aplicativo. Por exemplo: não sacar o Bolsa Família no Caixa Tem pode bloquear o benefício?

Para esclarecer esta dúvida, o Bolsa Família pode ser bloqueado caso o benefício não seja resgatado através do aplicativo Caixa Tem dentro do prazo estipulado. Neste caso, o governo organiza um ordem de pagamentos do programa, considerando o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, garantindo que todos recebam os recursos de forma organizada e na data prevista. 

Após o depósito, o beneficiário tem 90 dias para movimentar o valor, seja através de saques, transferências ou compras. Caso não aconteça, ou seja, se o benefício não for movimentado dentro desse prazo, os recursos são devolvidos ao programa. Dessa forma, a falta de movimentação representa um sinal de que a família pode não estar mais em situação de vulnerabilidade ou não necessita do auxílio. 

Assim, o governo realoca esses recursos para outras famílias que necessitam mais. Então, muitas famílias acabam tendo o benefício bloqueado caso fiquem muito tempo sem receber os pagamentos. Por isso, é recomendado que as famílias sigam não apenas as regras do programa, como também os prazos determinados pelo governo, a fim de continuar recebendo o benefício. 

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Hoje, dia 22 de maio, os beneficiários do Bolsa Família com NIS terminado em 4 podem receber os pagamentos do programa. (Reprodução/Internet)

O que fazer se o Caixa Tem estiver bloqueado? 

Além dos bloqueios do Bolsa Família, muitas famílias encontram dificuldades de acessar o benefício por apresentar irregularidades no Caixa Tem, levando ao bloqueio da conta. Para esclarecer a situação, é necessário entender o que levou ao bloqueio do aplicativo.

O aplicativo foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em 2020, mas tinha apenas o objetivo de facilitar o pagamento do Auxílio Emergencial durante a pandemia. Apesar disso, ele não perdeu sua utilidade, a instituição começou a utilizá-lo para outras funções, como repassar os valores de benefícios sociais e trabalhistas aos beneficiários, além da possibilidade de acessar transferências, consultas sobre benefícios sociais e até mesmo saques.

Em relação aos motivos que podem causar o bloqueio do Caixa Tem, listamos alguns deles abaixo, confira: 

  • Irregularidades nos dados cadastrados;
  • Muitos CPFs cadastrados;
  • Suspeita de fraude;
  • Quebra dos termos de uso do aplicativo;
  • CPF cadastrado em muitos celulares;
  • Ultrapasse o limite de movimentação mensal da conta (mais de R$5.000,00 por mês).

Fora essas questões, muitas vezes o bloqueio da conta está relacionado a falta de atualização no aplicativo, que pode ser facilmente resolvida através do celular. Por outro lado, o bloqueio pode acontecer por dados irregulares na inscrição do Cadastro Único, que deve ser atualizado a cada dois anos através de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Caso o usuário receba uma mensagem ao tentar acessar o aplicativo instruindo a buscar uma unidade da Caixa, é possível que o aplicativo esteja bloqueado, sobretudo se a mensagem apareceu após uma tentativa de acesso. Neste caso, o aplicativo fica bloqueado e a pessoa não consegue acessar nenhum serviço financeiro, incluindo o pagamento de benefícios. 

Como desbloquear o Caixa Tem?

A princípio, a Caixa envia notificação para os clientes antes de realizar o bloqueio, então eles têm conhecimento prévio e podem tomar medidas para prevenir que aconteça. No entanto, caso aconteça de ter o benefício bloqueado, existe solução para o problema, embora tenha que ser tomada o quanto antes, a fim de evitar ficar sem os pagamentos dos benefícios. 

Nesse sentido, os beneficiários podem realizar o desbloqueio de três formas. A primeira delas é procurar uma agência da Caixa, aberta das 10h às 15h, o recomendado é levar CPF e documento com foto. Por outro lado, o cliente também pode fazer o processo através de casas lotéricas, sendo necessário levar apenas a identidade e o celular com o aplicativo Caixa Tem instalado. 

Por fim, a última opção é utilizar o próprio aplicativo. Neste caso, basta acessar o Caixa Tem, depois clicar em “Entrar no Caixa Tem”, fazer login, escolher “Liberar acesso” e seguir as instruções disponibilizadas por um chat automático. Além disso, é importante enviar alguns documentos necessários. 

Ao final do processo, a conta deve ser liberada e o beneficiário pode voltar a acessar normalmente. Caso tenha o aplicativo bloqueado, recomendamos buscar a regularização o mais rápido possível, para evitar perder os pagamentos dos programas sociais e não correr o risco de ficar com eles bloqueados também, algo que pode prejudicar muitas famílias em vulnerabilidade.