Ministro liberou uma lista com 140 cidades que vão receber o Bolsa Família antes da data
O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou que o pagamento do Bolsa Família será antecipado para 140 cidades. A medida foi tomada com base em condições específicas que demandam a liberação mais ágil dos recursos.
O governo tem a possibilidade de antecipar o pagamento do Bolsa Família em situações de emergência que impactam áreas específicas. Essa ação costuma ser adotada após desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra ou incêndios, que comprometem o acesso das famílias aos serviços e recursos necessários.
Neste texto você encontrará:
Veja também: Garanta seu Bolsa Família em 2025: atualize o CadÚnico para não perder
Motivos para a antecipação
Recentemente, municípios afetados por enchentes ou extensos períodos de seca receberam a antecipação do benefício, com base na declaração de calamidade pública feita pelas autoridades locais e reconhecida pelo governo federal.
Além de desastres naturais, o governo pode também levar em conta outras situações extraordinárias, como greves prolongadas, crises sanitárias ou interrupções nos serviços essenciais, para liberar o pagamento antecipado do benefício em determinadas áreas.
A antecipação do pagamento segue um cronograma determinado, assegurando que os beneficiários recebam o auxílio antes da data habitual, com o pagamento ocorrendo no primeiro dia do calendário, independentemente do Número de Identificação Social (NIS). Mesmo com essa antecipação, os recursos poderão ser acessados pelos canais tradicionais, como as agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e o aplicativo Caixa Tem.
Cidades contempladas
As 140 cidades contempladas estão localizadas no estado do Pará, além de diversos municípios de outros estados, como Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na Bahia, serão beneficiados os municípios de Bom Jesus da Serra, Guajeru e Quijingue.
Na Paraíba, os municípios beneficiados são Casserengue, Curral Velho e Fagundes. Em Pernambuco, a antecipação alcançará as cidades de Buíque, Granito, Gravatá, Itaíba, Quixaba, São Bento do Una e São Caetano. No Rio Grande do Norte, as localidades de Equador e Paraú também serão contempladas. Para obter informações completas sobre as cidades beneficiadas, é recomendado acessar o site da prefeitura local ou o portal gov.br.
Calendário do Bolsa Família
Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de novembro começarão no dia 14. Esse início será ajustado em função do feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro, e do feriado da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro.
O cronograma de pagamento para os demais beneficiários, que não residem nas cidades atendidas, será determinado pelo final do NIS. Os depósitos serão concluídos em 29 de novembro para aqueles cujo NIS termine em 0. O pagamento referente ao mês de dezembro será realizado entre os dias 10 e 23.