Minha Casa Minha Vida 2024: confira as novas regras para ter sua casa própria

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) passou por reformulações que o tornam mais acessível, e a taxa Selic em queda contribui para um cenário favorável no mercado imobiliário.

As novas regras do MCMV ampliam as faixas de renda, oferecem subsídios maiores, prazos de financiamento mais longos e novas modalidades de financiamento, como o FGTS Futuro e Juros Reduzidos. O FGTS também pode ser usado como garantia para o financiamento ou para amortizar ou quitar o saldo devedor.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família e BPC serão isentos de dívidas do Minha Casa, Minha Vida

Com a demanda aquecida por imóveis, os preços tendem a se manter estáveis, mas a expectativa é de um mercado aquecido e com boas oportunidades para quem busca a casa própria. Para aproveitar as oportunidades, é importante se planejar, pesquisar preços e opções de financiamento, simular o financiamento e buscar ajuda profissional de um corretor ou consultor imobiliário.

Com as novas regras do MCMV, a queda da Selic e o FGTS como aliado, 2024 pode ser o ano ideal para realizar o sonho da casa própria.

FGTS será implementado no Minha Casa, Minha Vida

O governo federal também faz estudos para uma possível implementação do chamado FGTS Futuro. A nova modalidade permitirá o uso de contribuições futuras do empregador para comprovar renda.

Em outras palavras, o FGTS pode servir como uma espécie de garantia para quem precisa de crédito, tanto para uma quantia maior para a compra do imóvel, como para reduzir a parcela das prestações.

“Com isso, você traz um maior número de pessoas ao mercado e maior segurança para os agentes financeiros, no caso, a Caixa Econômica Federal. E isso vai ser importantíssimo para o mercado imobiliário”, disse Luiz Antônio França, da Abrainc, em um webinar promovido recentemente pela associação em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.