Milei gera revolta após realizar cortes no setor audiovisual da Argentina

Na Argentina, o presidente Javier Milei realizou cortes no setor audiovisual, gerando revolta entre os profissionais da área e a população. Dessa forma, o governo anunciou mudanças no orçamento que devem afetar o apoio e incentivo ao cinema argentino. Neste caso, os cortes previstos devem atingir principalmente o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais ( Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, Incaa). 

Em um comunicado oficial, a Secretaria de Cultura do país, subordinada ao Ministério do Capital Humano, afirmou que a entidade estava com uma dívida de US$ 4 milhões e alegou ser falso que o Incaa conseguisse se sustentar sozinho. Além disso, o texto do comunicado diz que parte da dívida é financiada pelo Tesouro Nacional. 

Para lidar com o déficit orçamentário, o Instituto está implementando cortes em suas despesas, incluindo reduções nas transferências às províncias, viagens internacionais, financiamento de eventos culturais e outros gastos. Além disso, para diminuir os gastos com pessoal, nenhum contrato será renovado após 31 de março. 

Nesse sentido, as medida tem como objetivo cumprir o compromisso de alcançar um déficit zero, que tem sido uma prioridade, assim alinhando uma estratégia típica de discursos políticos de extrema-direita, que associam o financiamento cultural ao sacrifício de outras necessidades básicas, como exemplificado pela declaração que vincula o financiamento de festivais de cinema à privação de recursos essenciais para comunidades carentes.

“Nosso compromisso com o déficit zero é inegociável. Terminaram os anos em que se financiavam festivais de cinema com a fome de milhares de crianças”, concluiu o texto.

Campanha presidencial de Milei 

Durante sua campanha presidencial, Milei propôs o fechamento do Incaa e o corte do financiamento público para a produção cinematográfica, mas uma mobilização internacional liderada por renomados cineastas, como Pedro Almodóvar, Alejandro González Iñárritu e Aki Kaurismäki, o fez recuar em sua posição. 

A influência do Instituto foi destacada em uma campanha eleitoral que contou com um vídeo narrado por Ricardo Darín, destacando a importância do setor audiovisual para a Argentina, reforçando sua relevância para o país.

O Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (Incaa), estabelecido na década de 1950, desempenha um papel fundamental na ascensão da cinematografia argentina, notável por conquistas como os dois Oscars de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1985 e 2010. “A História Oficial”, de Luiz Puenzo, e “O Segredo dos Seus Olhos”, de Juan José Campanella, representam marcos importantes nessa trajetória. Além de coordenar todo o setor cinematográfico do país, desde a produção até a distribuição, o Incaa também é responsável pelo renomado Festival de Mar Del Plata.

Para finalizar, este não é o primeiro corte orçamentário anunciado pelo governo argentino. Desde quando assumiu o cargo, Milei demonstrou estar preocupado em cortar gastos de diversos setores. Recentemente, os funcionários de um dos maiores veículos de imprensa do país foram dispensados e os funcionários acreditam que a estatal passará pelo processo de privatização. Por enquanto, ainda não há mais informações de como deve ficar o setor cinematográfico no país e é necessário aguardar por novas informações do governo argentino.