Médica revela como PERDER peso sem ir à academia FAZER EXERCÍCIOS

Atualmente no Brasil, muitas pessoas estão em busca de métodos eficazes para perder peso. Embora seja um processo que requer organização, foco e disposição, uma médica conseguiu encontrar técnicas que ajudam a emagrecer de forma rápida sem precisar ir à academia e fazer exercícios. 

Segundo um estudo realizado pelo YouGov Profiles, cerca de 48% dos brasileiros estão procurando formas de perder peso, sendo mais comum entre as mulheres de 35 a 44 anos.

Em entrevista para o Sport Life, a endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Dra. Luiza Esteves esclarece que é possível emagrecer sem depender do exercício físico. 

Apesar disso, é necessário que a pessoa consulte especialistas antes de iniciar o processo de emagrecimento e, é importante ter em mente que, apesar deste método indicado pela médica, o ideal é manter uma rotina de exercícios, que não ajuda apenas a emagrecer, mas contribui para a saúde do corpo. 

Quais as dicas dadas pela médica?

De acordo com a Dra. Luiza Esteves, existem alguns pontos que a pessoa pode focar, além do exercício físico, para emagrecer. Dentre eles estão:

  • Déficit calórico

Em primeiro lugar, a principal recomendação da médica para emagrecer sem a necessidade de exercício físico é a criação de um déficit calórico, no qual o consumo de calorias seja inferior às necessidades do corpo. Sendo assim, essa técnica implica em reduzir a quantidade de comida e de calorias ingeridas ao longo de um período de 24 horas. 

  • Quantidade de proteínas

Em seguida, a médica admitiu a importância de manter um aporte proteico adequado. Ela observou que uma perda muscular significativa ao longo do tempo pode gradualmente reduzir a taxa metabólica basal, prejudicando assim o processo de perda de peso a longo prazo.

  • Sono leve

Segundo explica a Dra. Luiza, muitas pessoas tendem a dormir mal, o que aumenta o apetite, sobretudo para alimentos com muita gordura e mais carboidrato, fazendo com que a pessoa acabe ficando com mais fome e desconte a falta de sono na comida. Assim, ela acaba consumindo em excesso, contribuindo para o aumento de peso. 

  • Atividades não programadas

Por fim, a Dra. Luiza Esteves concluiu que fazer exercícios não planejados e parte do cotidiano também contribuem para o emagrecimento. Neste caso, por exemplo, subir ou descer escadas estão entre as opções viáveis, especialmente para aqueles que trabalham em regime de home office. Dessa forma, ela informa a importância de interromper a atividade a cada 30 minutos para evitar o sedentarismo, enfatizando que essa prática não necessariamente constitui exercício físico, mas mesmo assim pode trazer benefícios significativos para a saúde.