Margarina ou Manteiga: qual é mais saudável? Mitos e verdades sobre a diferença

Nos últimos anos, as pessoas estão mais atentas à saúde e pensando em formas de manter uma alimentação mais saudável. Neste contexto, surge uma discussão frequente: qual é mais saudável, a margarina ou a manteiga? Ambos os produtos têm suas diferenças, vantagens e desvantagens, o que torna a escolha entre eles algo que requer uma análise cuidadosa, considerando fatores individuais e orientação profissional. 

Para começar a responder a pergunta, primeiro é necessário entender sobre a origem de ambos os produtos, assim como a composição e o processo de produção. 

Em relação a manteiga, que é um produto de origem animal, obtido a partir da nata do leite batida. Neste caso, o processo resulta em um produto rico em gorduras saturadas e colesterol, embora nem todas as gorduras saturadas sejam consideradas prejudiciais à saúde. Para alguns nutricionistas, o corpo humano necessita de certos tipos de gordura para funções vitais, como a absorção de vitaminas A, B e K.

Por outro lado, a margarina é um produto industrializado, derivado de óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação. Dessa forma, o processo é considerado químico e pode transformar gorduras insaturadas em gorduras trans, uma forma de gordura considerada prejudicial à saúde, associada a doenças cardiovasculares.

Manteiga
Ambas, margarina e manteiga, devem ser consumidas com moderação. (Reprodução/Internet)

O que dizem os especialistas? 

Por enquanto, a comunidade médica e nutricional ainda não chegou a um consenso sobre qual produto é superior em termos de saúde. Apesar disso, algumas recomendações sugerem que, para pessoas preocupadas com o controle do colesterol, a margarina pode ser uma opção mais favorável, especialmente se forem escolhidas versões sem gorduras trans. 

Em contrapartida, a manteiga é vista como uma escolha mais natural e facilmente reconhecida pelo corpo humano, o que pode facilitar a digestão. No entanto, independente do produto escolhido, os nutricionistas recomendam o consumo moderado de ambos os produtos, pois o excesso de gordura, seja de origem animal ou vegetal, pode ter impactos negativos na saúde, como o aumento do colesterol. 

Além disso, muitos dizem que a melhor opção é escolher produtos alternativos, por exemplo o azeite de oliva, ao preparar frituras, que pode ser uma escolha mais saudável e menos prejudicial à saúde, embora seja recomendado consultar um nutricionista para realizar uma análise completa. 

Para finalizar, por longos anos a crença era de que a margarina era uma opção mais saudável do que a manteiga, devido a quantidade de calorias e colesterol presentes na manteiga realmente é maior. No entanto, a margarina ainda representa um risco maior à saúde sendo mais nociva devido ao processo de fabricação e o excesso de gordura trans. 

Apesar disso, o recomendado é consumir ambos os alimentos com cuidado e evitando exageros. Os consumidores também devem conhecer o produto que estão comprando, saber qual o processo de fabricação da marca e quais os riscos à saúde. Assim, é possível manter hábitos mais conscientes e saudáveis.