Lula manda recado para todas as mães solo do Bolsa Família e gera polêmica nas redes

Durante uma cerimônia de entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Fortaleza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica ao fazer um comentário direcionado a uma beneficiária do Bolsa Família.

O evento, realizado na última quinta-feira, dia 20 de junho, foi marcado por declarações que dividiram a opinião pública e geraram uma série de reações nas redes sociais, tanto favoráveis quanto contrárias ao posicionamento do presidente.

Lula manda recado para todas as mães solo do Bolsa Família

Lula, ao discursar para uma mãe de três filhos presente no evento, aconselhou: “Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três‘”.

A fala gerou um imediato rebuliço, evidenciando as diferentes perspectivas sobre planejamento familiar e a responsabilidade do Estado no suporte às famílias vulneráveis atendidas pelo Bolsa Família.

Confira abaixo o vídeo com a fala completa do presidente:

O episódio reacendeu um debate anterior, pois não foi a primeira vez que o presidente se manifestou de forma semelhante sobre mães do Bolsa Família que possuem muitos filhos.

Em maio, ele já havia comentado sobre outra beneficiária do Bolsa Família, dizendo: “Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade.

No mesmo evento, além do comentário sobre o controle da natalidade, Lula também chamou a atenção ao se referir ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, de maneira informal, apresentando-o como o “gordinho simpático que falou tão bem aqui”.

Fala de Lula sobre mães do Bolsa Família gera polêmica nas redes

As redes sociais fervilharam com reações diversas às declarações do presidente sobre as mães do Bolsa Família que possuem muitos filhos.

Muitos internautas criticaram o tom das palavras de Lula, alegando que se fossem ditas por outra figura pública, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tratamento seria bem mais severo.

Um usuário comentou: “Se fosse qualquer um falando isso… era cancelamento, mas como é o Lule, é no amor. (Sqn).”

Outra crítica comparou Lula a seu antecessor, Jair Bolsonaro, dizendo: “Há dois dias encarnando o Bolsonaro. Lamentável.

Entretanto, houve também aqueles que defenderam a postura de Lula, argumentando que o presidente estava promovendo uma mensagem de planejamento familiar.

Um defensor escreveu: “Lula sempre foi a favor do planejamento familiar. Tanto é que para obter o Bolsa Família, é preciso ter filhos na escola com 75% de assiduidade e vacinação em dia. A falta de escolaridade é o que provoca o desequilíbrio social. Pois quanto mais escolarizada, menos filhos. Mas, a elite quer que tenha mais pobres para pagar barato o salário. A elite defende maior desemprego para ganhar em cima dos miseráveis.

Repercussão sobre mães do Bolsa Família ofuscou entrega de casas

A entrega de 416 apartamentos do Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, em Fortaleza, beneficiando 1.664 pessoas de famílias de baixa renda, acabou ficando em segundo plano diante da repercussão das declarações do presidente.

Das famílias beneficiadas, 219 são beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão isentas do pagamento de prestações.

A polêmica gerada pelas falas de Lula expõe as tensões em torno das políticas sociais e do papel do governo no apoio às famílias de baixa renda, especialmente em questões sensíveis como o planejamento familiar e a reprodução, além de escancarar a polarização política e como ela atrapalha este debate.