Lula confirma antecipação extraordinário do Bolsa Família no RS; veja cidades beneficiadas

Em resposta aos desastres causados pelos temporais no Rio Grande do Sul (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou medidas extraordinárias para auxiliar as famílias afetadas. O pagamento do Bolsa Família será antecipado e facilitado para os beneficiários nas cidades atingidas pela calamidade.

O pagamento do Bolsa Família será unificado, permitindo que os beneficiários recebam no primeiro dia do calendário de pagamento, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS). Neste mês, o primeiro dia de pagamento está previsto para 17 de maio. Veja o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 17 de maio;
  • NIS de final 2: dia 20 de maio (antecipado para o sábado 18);
  • NIS de final 3: dia 21 de maio;
  • NIS de final 4: dia 22 de maio;
  • NIS de final 5: dia 23 de maio;
  • NIS de final 6: dia 24 de maio;
  • NIS de final 7: dia 27 de maio (antecipado para o sábado 26);
  • NIS de final 8: dia 28 de maio;
  • NIS de final 9: dia 29 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

Para facilitar o acesso ao Bolsa Família, os beneficiários poderão sacar o benefício sem a necessidade de cartão ou documento, mediante apresentação de uma Declaração Especial de Pagamento fornecida pela prefeitura. Além disso, o governo do Rio Grande do Sul solicitou recursos para apoiar a população afetada, incluindo assistência social e distribuição de cestas de alimentos.

Lula
Lula confirma antecipação extraordinário do Bolsa Família no RS; veja cidades beneficiadas 2

Apoio do Governo Federal e Visita de Lula ao Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros estiveram no estado para avaliar os danos causados pelos temporais e garantir o apoio do governo federal no socorro à população e na reconstrução dos municípios atingidos. Lula afirmou que não faltarão recursos para ajudar o povo gaúcho a superar essa crise e se recuperar dos prejuízos.

O Bolsa Família é um programa essencial de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com valores que variam de acordo com o tamanho da família e a composição familiar, o benefício visa garantir o acesso a recursos financeiros necessários para suprir as necessidades básicas.

Veja as Cidades Beneficiadas no Rio Grande do Sul

As cidades afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul que serão beneficiadas pela antecipação extraordinária do Bolsa Família e outras medidas de apoio incluem Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas, Lajeado e outras regiões atingidas pela calamidade.

A antecipação extraordinária do Bolsa Família e outras medidas anunciadas pelo governo visam oferecer suporte imediato às famílias atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul. Neste momento de dificuldade, a solidariedade e o apoio do governo são fundamentais para ajudar as comunidades locais a se recuperarem e reconstruírem suas vidas após os danos causados pela tragédia.