Lista de quem poderá ter passagens aéreas QUASE de graça

Recentemente, o presidente Lula (PT) informou que está planejando diminuir os preços de passagens aéreas em parceria com as companhias aéreas que atuam no Brasil. Nesta semana, deve acontecer uma reunião com representantes das companhias e o Governo Federal para discutir sobre o aumento exponencial no valor das passagens. As empresas afirmam estar se recuperando dos impactos da pandemia. 

Nos últimos meses, as empresas aumentaram os preços das passagens para compensar a perda de capital sofrida durante os períodos de restrições e do lockdown dos anos anteriores. Desde então, os bilhetes não são mais acessíveis à população e realizar viagens aéreas no Brasil se tornou uma tarefa difícil. 

O Governo Federal informou que pretende reverter a situação e está avaliando reforçar as linhas de crédito do Fundo Nacional de Aviação Civil, o Fenac, como incentivo às companhias. Além dos impactos da pandemia, existe também a questão do abastecimento de combustível.

Sobre os aumentos 

De acordo com o IPCA-15, publicado em setembro, o aumento nas passagens nos últimos 12 meses chegou a 47,35%. No mês de julho, o aumento chegou a 123%, no período de 12 meses, sendo o maior aumento do ano até então. As empresas justificaram que o aumento aconteceu devido ao valor inflacionado da querosene de aviação, que influencia diretamente no custo dos voos.

Em 2023, o valor do combustível está em alta, um aumento de 64,3% em todo o país, Além disso, as distribuidoras de querosene anunciaram cortes previstos para este mês, o que deve resultar em novos aumentos no combustível e, consequentemente, nas passagens aéreas. 

Apesar disso, o presidente Lula acredita que será possível diminuir os valores das passagens aéreas para que os brasileiros possam voltar a fazer viagens de forma mais acessível. Dessa forma, uma medida deve ser elaborada durante a reunião, com o intuito de atender as demandas das companhias, mas sem afetar a economia delas. 

O Governo Federal planeja discutir medidas que visam criar soluções para o problema, como pacotes promocionais, o aumento da oferta de voos em horários menos procurados, a flexibilização de regras de remarcação e reembolso, além de outras questões para incentivar a procura de passagens aéreas mais baratas. A reunião também pretende abordar sobre os aumentos do combustível e o que está sendo feito para conter os gastos.

Por enquanto, ainda não há confirmação de quedas no preço das passagens aéreas, será necessário esperar o desenrolar da situação e aguardar por novas resoluções.