Lista de NIS que vai receber a visita do CRAS para atualização do Bolsa Família em outubro

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) liberou uma lista de segurados do Bolsa Família que receberão a visita dos agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em outubro. O motivo é a averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) que vem sendo realizada desde março deste ano.

A averiguação cadastral busca encontrar famílias que estão com os dados desatualizados ou com suspeita de fraude no cadastro. Essas famílias devem ter o benefício bloqueado, para que sejam obrigadas a se dirigir ao CRAS, para realizar a atualização cadastral.

Mas, em dois casos, quem recebe a visita é o próprio segurado. Na primeira situação, os agentes do CRAS devem visitar as famílias que moram longe dos pontos de atendimento do Cadastro Único, e, por isso, possam encontrar alguma dificuldade na hora de se apresentar para atualizar os seus dados.

Já no segundo caso, a visita deve ser feita às famílias que estão com suspeitas de irregularidades no cadastro. Nesse caso, o Governo Federal deverá realizar um cruzamento de dados para identificar as famílias suspeitas. O agente do CRAS deve ir até a residência da família, para comprovar a veracidade dos fatos apresentados durante o cadastro.

Calendário do Bolsa Família de Outubro

Apesar dos bloqueios que devem acontecer em outubro, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família deste mês. O repasse seguirá o calendário oficial, com datas escalonadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar, e será depositado na conta digital do Caixa Tem.

Nesse sentido, o repasse deve começar no dia 18 de outubro, com o pagamento para os segurados com o NIS de final 1, e terminar apenas no dia 31 do mesmo mês, com o pagamento para os segurados com o NIS de final 0. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família de outubro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de outubro;
  • NIS de final 2: dia 19 de outubro;
  • NIS de final 3: dia 20 de outubro;
  • NIS de final 4: dia 23 de outubro (antecipado para o sábado, 21);
  • NIS de final 5: dia 24 de outubro;
  • NIS de final 6: dia 25 de outubro;
  • NIS de final 7: dia 26 de outubro;
  • NIS de final 8: dia 27 de outubro;
  • NIS de final 9: dia 30 de outubro (antecipado para o sábado, 28);
  • NIS de final 0: dia 31 de outubro.

O saque do Bolsa Família deve ser feito pelo Responsável Familiar em qualquer agência, caixa eletrônico ou lotérica da Caixa Econômica Federal. Para isso, é importante que o segurado tenha em mãos o cartão do Bolsa Família. Também podem ser usados o cartão do Auxílio Brasil e o cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Pagamento antecipado do Bolsa Família

A CAIXA ainda confirmou que dois grupos poderão ter acesso antecipado ao repasse do Bolsa Família de outubro. Trata-se da regra de antecipação que diz que os segurados podem movimentar o repasse a partir do sábado imediatamente anterior à sua data original de pagamento. Nesse caso, serão beneficiados os segurados com o NIS de final 4 e 9, como indica o calendário acima.

Para ter acesso ao pagamento antecipado, o beneficiário precisará utilizar o aplicativo do Caixa Tem. Com o app, o segurado pode fazer transferências bancárias, pagar suas contas e fazer recargas telefônicas, tudo isso sem sair de casa. O aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS.

Vale informar que os segurados que preferirem ainda poderão sacar o benefício na data oficial. Para isso, é importante que ainda tenham em conta parte do valor depositado. O saque poderá ser feito em qualquer ponto de atendimento da CAIXA, mediante o uso do cartão do benefício.